A Deus que revela é devida a obediência da fé

visista de N. Sra a santa Isabel

“A Deus que revela é devida ‘ a obediência da fé’ (Rm 16,26; cf. Rm 1,5; 2Cor 10,5-6), pela qual o homem de entrega total e livremente a Deus”, como ensina o Concílio. Exatamente esta descrição da fé teve em Maria uma atuação perfeita. O momento “decisivo” foi a Anunciação; e as palavras de Isabel – “feliz daquela que acreditou” – referem-se em primeiro lugar precisamente a esse momento.

Na Anunciação, de fato, Maria entrego-se a Deus completamente, manifestando “a obediência da fé” àquele que lhe falava, mediante o seu mensageiro, prestando-lhe o “obséquio pleno da inteligência e da vontade”. Ela respondeu, pois, com todo o seu “eu” humano e feminino. Nesta resposta de fé estava contida uma cooperação perfeita com a “prévia e concomitante ajuda da graça divina” e uma disponibilidade perfeita à ação do Espírito Santo, o qual “aperfeiçoa continuamente a fé mediante os seus dons”.

A palavra de Deus vivo, anunciada pelo anjo a Maria, referia-se a ela própria: “eis que conceberás e darás a luz um filho” (Lc 1,31). Acolhendo esse anúncio, Maria devia tornar-se a “Mãe do Senhor” e realizar-se-ia nela o mistério divino da Encarnação: “O Pai das misericórdias quis que a aceitação, por parte da que ele predestinara para mãe, precedesse a Encarnação”. E Maria dá esse consenso, depois de ter ouvido todas as palavras do mensageiro. Diz: “Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Este Fiat de Maria – “faça-se em mim” – decidiu, da parte humana, o cumprimento do mistério divino. Existe uma consonância plena com as palavras do Filho que, segundo a Carta aos Hebreus, ao vir a este mundo, diz ao Pai: “não quisestes sacrifícios nem oblações, mas formaste-me um corpo… Eis que venho… para fazer, ó Deus a tua vontade” (Hb 10,5-7). O mistério da Encarnação realizou-se quando Maria pronunciou o seu “Fiat”: “faça-se em mim segundo a tua palavra” tornando possível pelo que a ela competia no desígnio divino, a aceitação do oferecimento do seu Filho.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s