A História testemunha a infidelidade do homem

Moisés-quebra-as-tábuas-da-lei-porque-o-povo-se-afastara-dos-Mandamentos

 

1 Agradeçam a Javé, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre! 2 Quem poderá contar as proezas de Javé e proclamar todo o seu louvor? 3 Feliz quem observa o direito e pratica a justiça em todo tempo! 4 Javé lembra-te de mim, por amor do teu povo, visita-me com a tua salvação, 5 para que eu experimente a felicidade dos teus eleitos, me alegre com a alegria do teu povo, e me glorie com a tua herança! 6 Nós pecamos com nossos antepassados cometemos maldades e injustiças. 7 Nossos antepassados no Egito não compreenderam as tuas maravilhas. Não se lembram do teu grande amor, e se revelaram contra o Altíssimo junto ao mar vermelho. 8 Deus, porém, os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder. 9 Ameaçou o mar Vermelho, e ele secou, guiou-os pelo abismo, como em terra firme.

44 Ele, porém, viu a angustia deles e ouviu seus gritos. 45 Lembrou-se de sua aliança com eles e moveu-se por seu grande amor. 46 Concedeu-lhes que se movessem de compaixão todos aqueles que os mantinham cativos. 47 Salva-nos, Javé nosso Deus! Congrega-nos dentre as nações, para que celebremos teu nome santo, felicitando-nos com teu louvor! 48 Seja bendito Javé, Deus de Israel, desde agora e para sempre! E todo o povo diga: Amém! Aleluia! (Salmo 106,1-9; 44-48).

       A história em forma súplica, usada numa celebração penitencial; pois a história relembra os sete pecados capitais. O primeiro pecado, no momento em que saía do Egito, o povo percebeu que estava sendo perseguido e tentou voltar para trás. Apesar de toda a infidelidade do seu povo, Deus não o abandona. Quando este clama, Ele está sempre pronto para libertá-lo. Uma súplica coletiva, mostrando que este salmo nasceu ou foi usado no exílio.

 

Reflexão:

       O povo de Deus que saia do Egito para uma terra prometida, tinha sempre a presença deste Deus Amor. Hoje também este mesmo Deus quer caminhar com seu povo; mas Ele respeita o que de mais caro nos dotou, “o sermos livres até mesmo quando Deus nos chama a algo muito especial, Ele aguarda o nosso sim, mesmo que este Sim seja demorado ou não correspondemos ao que Ele quer.” Quando nós oramos, quando nós clamamos ou até mesmos suplicamos algo que necessitamos Deus se faz sempre presente. Não nos questionará o porquê não aceitamos o seu projeto de amor a nosso respeito; mesmo assim a graça, os prodígios e os milagres que clamamos são e serão atendidos. Meu Deus eu Te adoro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s