Deus se alia à autoridade justa

                                                                 Salmo 2,1-12

A nine-month-old child injured from the earthquake waits to aboard a flight to Xining city

1 Por que as nações se rebelam, e os povos planejam em vão? 2 Os reis da terra se revoltam e, unidos, os príncipes conspiram contra Javé e contra o seu Messias: 3 “Rebentemos seus grilhões, sacudamos seu jugo!” 4 Aquele que habita no céu ri, Javé se diverte à custa deles. 5 E depois lhes fala com ira, confundindo-os com furor: 6 “Fui eu que consagrei o meu rei em Sião, minha sagrada montanha!” 7 Vou proclamar o decreto de Javé! Ele me disse: Você é meu filho, eu hoje te gerei 8 Peça-me e eu lhe darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade. 9 Você governará com cetro de ferro, e as quebrará como vaso de oleiro. 10 E agora, ó reis, sejam prudentes! Deixem-se corrigir, juízes da terra. 11 Sirvam a Javé com temor, 12 prestem-lhe homenagem tremendo, para que ele não se irrite, e vocês pereçam no caminho, pois a ira dele se inflama depressa. Felizes aqueles que nele se abrigam!

A cena mostra o ideal de autoridade política, cuja função é tornar presente a ação do próprio Deus; defender o povo contra os inimigos e construir uma sociedade fundada na justiça e no direito. Durante a cerimônia, os reis dependentes já estão planejando um motim. Para aqueles que sustentam um regime da injustiça e opressão, o governo justo é como grilhão e jugo. Javé defende a autoridade justa, colocando-se contra os adversários dela. Deus adota o líder justo como seu próprio filho. A função desse líder é tornar visível a presença da ação de Deus invisível. Implantando a justiça e o direito, a autoridade justa é amada pelo povo, e os justos gostariam que ela governasse o mundo inteiro. A advertência às outras autoridades: Saibam temer a Deus e seguir o exemplo daqueles que governam com justiça.

Reflexão:

              Felizes aqueles que em Deus se abrigam! Com Ele nós não temos nada a temer, pois Ele é o Deus Soberano, o Deus das Misericórdias, o Deus que está sempre presente mesmo quando achamos que estamos sozinhos, aí Ele está. Vimos a pouco, que é preciosíssimo o SOPRO Divino, o que seremos sem Ele. Podemos se quiserem continuar a nossa campanha de preces, orações e louvor ao Deus da vida, assim estaremos em sua presença na fidelidade, no amor, na fé, na perseverança, só assim nos abrigamos no Seu poderio. Não esqueçamos nunca que a Ele toda glória, todo o louvor, toda a gratidão por todos os dons que através do Divino Paraclito derramas sobre nós com uma efusão de amor transbordante e de vida em abundância. A todos que adentrarem novamente neste blog sejam por nosso Amante Deus da vida abençoados. Amém! Aleluia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s