O pobre não ficará frustrado

                                                                  Salmo 9,1-21

1207-300x169

 

2 Javé eu te agradeço de todo o coração, proclamando todas as tuas maravilhas! 3 Eu me alegro e exulto em ti, e toco ao teu nome, ó Altíssimo! 4 Meus inimigos voltam atrás, tropeçam, e somem da tua presença. 5 Porque defendeste a minha causa e direito; sentaste em teu Trono de Justo Juiz. 6 Ameaçaste as nações, destruíste o injusto, para todo o sempre apagaste o nome dele. 7 O inimigo acabou em ruínas para sempre, arrasaste as cidades, e a lembrança dele sumiu. 8 Eis que Javé sentou-se para sempre, firmou o seu trono para o julgamento, 9 Ele julga o mundo com justiça e governa os povos com retidão. 10 Que Javé seja fortaleza para o oprimido, fortaleza nos tempos de angústia. 11 Em ti confiam os que conhecem os que te procuram Javé. 12 Toquem para Javé, que habita em Sião; contem entre os povos as suas façanhas: 13 ele vinga o sangue derramado, ele lembra, e não se esquece jamais do clamor dos pobres. 14 Piedade, Javé! Olha a minha aflição! Levanta-me das portas da morte, 15 para que eu proclame os teus louvores, e exulte com a tua salvação junto às portas da capital de Sião! 16 Os povos caíram na cova que fizeram no laço que ocultaram prenderam o pé. 17 Javé apareceu fazendo justiça apanhou o injusto em sua manobra. 18 Que os injustos voltem ao túmulo, os povos todos que se esquece de Deus! 19 Pois o indigente não será esquecido para sempre, e a esperança dos pobres jamais se frustrará. 20 Levanta-te, Javé, que o mortal não triunfe! Que os povos sejam julgados na tua presença! 21 Infunde neles o medo, Javé: saibam os povos que são homens mortais!

Ação de graças individual, em tom de súplica. Dirige-se a Deus, que toma o partido dos pobres e fracos. As maravilhas de Deus são suas intervenções libertadoras, que respondem ao clamor dos pobres oprimidos. Fazer justiça é defender a causa e o direito dos pobres e oprimidos. É na luta pela justiça que Deus triunfa sobre os injustos e sobre os projetos e construções corruptas que eles fazem. Deus julga e dirige a história conforme a justiça. Ele, porem, não se intromete; somente espera que os oprimidos o convoquem para dar eficácia à luta deles pela justiça. O povo pobre as portas da morte, suplica que Deus lhe dê a vida. A persistência dos pobres na luta faz aparecer o Deus justo, que revela qual é o processo da injustiça: os injustos sofrerão as conseqüências de seus próprios projetos. Na raiz da injustiça está a autodivinização humana; usurpando o lugar de Deus, o homem cria a mentira fundamental, de onde nasce o espírito de desigualdade, que gera relações injustas de todo tipo”.

REFLEXÃO:

                O respeito, a dignidade, a consideração, o amor, a caridade, a verdade com a qual trataremos os abandonados, os pobres, os sem vez e sem voz, os perseguidos todos aqueles que são vitima da injustiça é que nos dirá se somos justos ou injustos. Vimos claramente que o homem cria a mentira fundamental, daí é que nasce todo espírito de desigualdade, gera relações injustas de todo o tipo. O Salmista quer nos recordar que o nosso Deus vinga o sangue derramado, ele se lembra, e não se esquece jamais do clamor dos pobres. Se seguirmos as pegadas de Jesus Cristo o Filho do Deus Vivo, veremos que faremos parte do clamor dos pobres e que Deus se levantará a favor dos justos e dos pobres, que a ele são fiéis e tementes. Sejamos fiéis ao Deus da Paz e da Justiça, entoando o LOUVOR dos justos. AMÉM. Glória a Deus no mais alto dos céus. Que Deus abençoe a todos. Servas da Divina Misericórdia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s