Condições para celebrar a fé e a Herança da vida

                                                                                         Salmo 15,1-5 e Salmo 16,1-11

430526_448078641940754_137129786_n

1 Javé, quem pode hospedar-se em tua tenda e habitar em teu monte santo? 2 _ Quem age na Integridade e pratica a justiça, quem fala sinceramente o que pensa 3 e nãousa a língua para caluniar; quem não prejudica seu próximo, e não difama seu vizinho; 4 quem despreza o injusto, e honra os que temem a Javé; quem sustenta o que jurou, mesmo com prejuízo seu; 5 quem não empresta dinheiro com juros, nem aceita subornos contra o inocente. Quem age desse modo, jamais será abalado. 1 Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em ti. 2 Eu digo a Javé: “Tu és o meu bem”! 3 Os deuses e senhores da terra não me satisfazem. 4 Eles multiplicam as estátuas de deuses estranhos. Nunca derramarei suas libações de sangue, nem porei seus nomes em meus lábios. 5 Javé, minha parte na herança e minha taça, meu destino está em tuas mãos. 6 O cordel mediu para mim um lugar delicioso; sim, minha herança é a mais bela. 7 Bendigo a Javé que me aconselha, e, mesmo à noite, interiormente me instrui. 8 Tenho Javé a minha frente sem cessar. Com ele à minha direita, jamais vacilarei. 9 Por isso meu coração se alegra, minhas entranhas exultam, e minha carne repousa em segurança; 10 porque não me abandonarás no túmulo, nem deixarás o teu fiel ver a sepultura. 11 Tu me ensinarás o caminho da vida, cheio de alegria em tua presença, e de delicias à tua direita, para sempre.

“O peregrino pergunta e um sacerdote responde sobre as condições necessárias para participar das celebrações. As condições para celebrar a relação com Deus dependem todas da justiça no relacionamento social; integridade e verdade no uso tanto da palavra quanto do dinheiro. Oração de confiança, onde se renova a entrega total a Deus, tanto do indivíduo como da comunidade. A comunidade sabe, com muito realismo, que está vivendo num meio social cheio de deuses falsos e falsos senhores, que produzem escravidão e morte. É capaz, porém, de discernir e escolher o Deus verdadeiro, cujo projeto é liberdade e vida. Deus concede a herança da vida para aqueles que se comprometem com o projeto dele. O Centro da vida é a própria presença misteriosa de Deus, que acompanha a comunidade e instrui diretamente sobre o caminho a seguir e ação a realizar. Em aliança com Deus, a comunidade pode estar sempre alegre, porque Deus é fonte de vida.

REFLEXÃO: Se formos perseverantes nas virtudes teologias, “fé esperança e caridade” na integridade, perceberão o quanto o nosso Deus Altíssimo, também permanecerá ao nosso lado, Ele é o Senhor Soberano da Vida, da Alegria, o Amor Misericordioso de Deus como já falamos, não tem abismo, não tem muralhas, não tem barreira, não tem limites, não tem distancias, não tem fronteiras, não há nada que possa impedir que Ele esteja ao lado do justo fiel e sincero. Somente a verdade o liberta de toda escravidão. Quem age desse modo jamais será abalado. Estes por mais que sofram vivem a alegria do amor a Deus, exultam e repousam com segurança, certos de que nunca estão sozinhos. Porque é o próprio Deus que nos ensinará o caminho da vida cheio de alegria em Tua presença e de delícias à tua direita, para sempre. Sejam todos abençoados por este Deus maravilhoso e fiel a todos os que O temem. Aleluia! Amém! Servas da Divina Misericordia.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

