Deus é nosso refúgio e nossa força

                                                                                   Salmo 46,1-12

jesus-agua1

2 Deus é nosso refugio e nossa força, defensor sempre alerta nos perigos. 3 Por isso não tememos se a terra vacila, se as montanhas se abalam no seio do mar; 4 se as águas do mar estrondam e fervem, e por sua fúria estremecem os montes. Javé dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó!  5 O correr das água alegra a cidade de Deus, o Altíssimo consagra a sua moradia. 6 Deus está em seu meio: ela é inabalável. Deus socorre ao romper da manhã. 7 Povos  estrondam, reinos se abalam, mas ele ergue sua voz, e a terra estremece. 8 Javé dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó! 9 Venham ver os atos de Javé, os assombros que ele fez na terra: 10 acaba com as guerras até os confins do mundo, quebra os arcos, despedaça as lanças, e ateia fogo nos carros. 11 “Rendei-vos e reconhecei: Eu sou Deus, mais alto que os povos, mais alto que a terra!” 12 Javé dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó!

Hino a Jerusalém, provavelmente depois que o exército de Senaquerib se retirou no ano 701 a.C. (2Rs 18,13-19,37). Javé, o Deus Criador e Senhor da história, está em aliança com o seu povo, protegendo-o contra as forças do caos, que são as nações inimigas. O refrão exalta Javé como o guerreiro que chefia as lutas do seu povo. O cerco da cidade compreendia o corte do fornecimento de água. Ao romper da manhã, o exército de Senaquerib bate em retirada, provavelmente atingido por uma peste. Sua derrota é vista como vitória de Javé. Pela manhã, o povo destrói o acampamento assírio e incendeia todos os despojos. No v. 11 talvez seja uma comemoração festiva do acontecimento: “Deus venci”, não apenas o inimigo, mas também a guerra toda”.

REFLEXÃO:

                Quando o Deus de Nosso Sr. Jesus Cristo está conosco, não precisamos viver em demandas, se alguém não lhe simpatizou logo procura fazer-lhe o mal, perseguindo-os, atingindo-os pelos seus pontos de vista, acreditando que esta certa; aí inicia a guerra fria, está sempre revidando o que se encontra em seus pensamentos. Muitas vezes nós julgamos conforme os nossos moldes acreditando que estamos certos, enquanto que o atingido está sempre em colóquio com Deus do Amor Misericordioso, este poderá ser atingido sim de todos os lados, mas não será abalado, porque a sua fortaleza é o Deus Único e Trino. Aqueles que fazem o mal para o irmão acreditam que a pupila de Deus não se volta para eles, que Deus não os vê; venham ver os “Atos de Deus” os assombros que Ele fez na terra: quebra os arcos despedaça as lanças, ateia fogo; “Rendei-vos e reconhecei: que o Senhor só Ele é Deus, mais alto que os povos, mais alto que a terra”. Queremos ainda continuar fazendo as imundícies, pensando que Ele não vê? “Que o irmão perseguido possa receber o galardão do céu, por causa desta maldade que não param de fazer contra ele;” O nosso Deus é maior que toda a pequenez de coração. Que todos os que crêem ou não sejam por este mesmo Deus abençoado com copiosas bênçãos dos Céus. “A Ti senhor toda honra, toda glória e todo o louvor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s