A Vida é Dom e não mercadoria

                                                         Salmo 49, 1-21

abortofotoblanco 

2 Escutem isto, povos todos; prestem atenção, habitantes do mundo, 3 plebeus e nobres, ricos e pobres: 4 Minha boca falará com sabedoria, e minhas reflexões serão inteligentes. 5 Vou abrir o meu ouvido  a um provérbio,  ao som da lira proporei o meu enigma. 6 Por que eu vou temer os dias maus, quando os maus me cercam e espreitam, 7 eles que confiam na sua fortuna e se gloriam da sua riqueza imensa? 8 O homem não pode comprar o seu próprio resgate,  nem pagar a Deus o preço de si mesmo. 9 É tão caro o resgate da vida, que nunca bastará 10 para ele viver perpetuamente, sem nunca ver a cova, 11 Vejam: os sábios morrem, perecem junto com o imbecil e o insensato, deixando sua fortuna para outros. 12 O túmulo é sua morada perpétua e sua casa, de geração em geração, embora tenham dado o seu nome às terras! 13 O homem não permanece com seu esplendor, é como animal que perece. 14 Esse é o caminho dos que confiam em si, o destino dos homens satisfeitos. 15 São como rebanho destinado ao túmulo: a morte é o seu pastor, vão direto para a sepultura; sua figura se desvanece, e o túmulo é a sua moradia. 16 Quanto a mim, Deus resgata a minha vida, tira-me das garras da morte, e me toma consigo. 17 Você, não se preocupe quando alguém  enriquece, quando o luxo da casa dele se multiplica. 18 Quando ele morrer, nada levará, e seu luxo não descerá com ele. 19 Enquanto vivia, ele felicitava: “Todos o aplaudem, pois tudo vai bem para você”! 20 Ele vai juntar-se aos antepassados, que nunca verão a luz. 21 O homem rico sem inteligência é como animal que perece!

“Meditação de estilo sapiencial sobre a morte. Esta acaba com as pretensões dos ricos e opressores. Convite para ouvir uma lição importante. Os ricos e opressores, com todo o seu poder, não têm possibilidade de assegurar uma vida perpétua. Acostumados a manipular a liberdade e a vida do povo, eles esquecem que a vida é dom e não mercadoria. Para esta reflexão sapiencial, a vida não é mera questão de bem ou mal, e sim de bom senso ou insensatez. Do pobre vem a sabedoria e o bom senso (Mt 11,25). Satisfeitos em sua riqueza, sabedoria, prestigio e poder, os auto-suficientes julgam depender somente de si próprios e poder comprar tudo, sem necessitar dos outros, nem mesmo de Deus. Enquanto o rico não é capaz de resgatar a própria vida, Deus resgata gratuitamente os pobres da escravidão da morte, para lhes dar liberdade e vida”.

REFLEXÃO:

               Toda a pretensão humana seja qual for ela acaba com a morte. Vimos neste salmo que nenhum ser humano permanece eternamente com o seu esplendor, a sua figura se desvanece. De outro lado, se preocupar em estar dia e noite na presença de Deus Pai, Criador de todas as coisas, veremos, o esplendor Divino; por mais que iremos como todos ao túmulo, será diferente; aqueles que são íntegros a Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, terá resgatada a sua vida, tira-nos das garras da morte, e nos toma consigo. Não devemos nos preocupar também, enquanto alguns conseguem subir muito na vida enquanto outros não, tudo vai depender de quanto, todos têm as suas mãos laboriosas, uns adquirem com muito sacrifício, outros conseguem facilmente, porém cada um tem em seu coração, uma visão bem clara de quais foram os meios usados, não cabem as criaturas julgarem, isto compete à sabedoria de Deus. Louvado seja o nosso Deus e Pai por tudo o que nos tem dado para a nossa existência. Obrigada meu Deus pela vossa infinita misericórdia para com todos. Que todos que adentrarem neste blog seja abençoado em abundancia com as mais copiosas bênçãos do Céu. Amém! Aleluia!

                

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s