Deus não é cúmplice da injustiça

                                                                            Salmo 50, 1-23

images (16)

1 Javé, o Deus dos deuses, fala, convocando a terra, do nascente ao poente. 2 De Sião, a formosa, Deus resplandece: 3 o nosso Deus vem, e não vai se calar. À sua frente, vem um fogo devorador, e, ao seu redor, tempestade violente. 4 Do alto ele convoca céu e terra para julgar o seu povo: 5 “Reúnam  junto  a mim os meus fiéis, que selaram minha aliança com sacrifício”! 6 Que o céu proclame a sua justiça, pois o próprio Deus vai julgar. 7 – “Ouça, meu povo, que eu vou falar a você, Israel, eu vou testemunhar contra você. Eu sou Deus, o seu Deus! 8 Não acuso você pelos seus sacrifícios, porque seus holocaustos estão sempre diante de mim. 9 Porém não vou tomar nenhum novilho de sua casa, e nem mesmo um cabrito de seus currais; 10 pois são minhas todas as feras da selva, e os animais das montanhas, aos milhares. 11 Conheço todos os pássaros do céu, e o rebanho dos campos me pertence. 12 Se eu tivesse fome, não  diria a você, pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe. 13 Por acaso eu comeria carne de touros, ou beberia sangue de cabritos? 14 Ofereça a Deus um sacrifício de confissão, e cumpra os seus votos ao Altíssimo. 15 Invoque-me no dia da angustia: eu o livrarei, e você me glorificará”. 16 Ao injusto, porém, Deus declara: “De que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca minha aliança, 17 se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras? 18 Se você vê um ladrão, você o acompanha e se mistura com os adúlteros. 19 Você solta a sua boca para o mal, e seus lábios tramam a fraude. 20 Você se assenta para falar contra o seu irmão, e desonra o filho de sua mãe. 21 Você se comporta assim, eu devo me calar? Você imagina que eu seja como você? Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!” 22 Considerem isso, vocês que se esquecem de Deus. Senão, eu vou dilacerar vocês, e ninguém os libertará! 23 Quem me oferece um sacrifício de confissão me glorifica; e a quem segue o bom caminho eu mostrarei a salvação de Deus.

“Deus convoca o seu povo para um debate judicial. Ele não se apresenta como juiz, mas como parceiro na Aliança. Não quer ser cúmplice das injustiças cometidas por seu povo. Testemunhas do debate são o céu e a terra, isto é, a realidade toda, que também comprova a Aliança de Deus com o povo. Acusação negativa; Deus não tem nada a criticar sobre o culto realizado por seu povo. Contudo, não pense este que poderá controlar Deus através do culto. Na verdade, o culto não é para Deus, mas para o homem se lembrar de Deus. São pequeno acréscimo para esclarecer o que Deus espera: que o povo confesse o próprio erro, a fim de absolver Deus como parceiro inocente. A partir daí, o povo poderá aclamar a Deus para que o liberte. Essa é a glória de Deus. Acusação positiva, tomando como norma o Decálogo. De que adianta conhecer a vontade de Deus, se ela não é posta em prática? Pior que tudo é alguém julgar-se capaz de calar a Deus, tornando-o cúmplice dos erros humanos. Isso é realidade, seria reduzir Deus ao tamanho da hipocrisia humana. Ele, porém, não se cala. Com Deus não se brinca! Quem  se esquece Dele, corre o risco de ser por Ele destruído. Mesmo quando acusa, Deus está concedendo uma graça. Na conversão, o pecador redescobre a si mesmo, a vida e a Deus”.

REFLEXÃO:

                É claríssimo aqui no texto, todo aquele que conhece a vontade de Deus, os seus Mandamentos e os coloquem em prática, este jamais será distanciado da presença salvifica deste Deus Soberano e Amoroso. Sim este Deus amor se coloca ao lado de todos, sem nenhuma distinção, sem nenhum privilegio, Ele que conhece o mais intimo de suas criaturas amadas. Tudo aquilo que aos olhos humanos é impossível até mesmo para julgar o outro, para Ele é tão sereno, tranqüilo, pois é Ele mesmo que nos indica o caminho da salvação. Para Deus nenhum sacrifício é tão importante, quanto oferecê-lo um sacrifício de Confissão, este glorifica a Deus e Deus o indicará o caminho da sua salvação. Lá no v 15 o salmista fala que se no dia da angustia invocarmos a Deus, Ele nos livrará e nós O glorificaremos. É maravilhoso deixar-nos ser conduzidos por Ele, pois em seus caminhos tudo é luz, não há trevas. Todos nós somos convidados a seguir o bom caminho, e Deus nos mostrará a Sua salvação, venham, vamos todos passar por ele, embora seja um caminho estreito, mas vale apena seguir este Deus de amor. VENHAM! Que Deus derrame hoje e sempre uma benção especial, para uma MISSÃO ESPECIAL. Essa é a Glória de Deus!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s