Deus defende os pobres

                                                    Salmo 70,1-6

B6_hepoorwidowsoffering

2 Ó Deus, por favor, liberta-me! Javé vem depressa me socorrer. 3 Fiquem envergonhados e confundidos aqueles que buscam perder a minha vida! Recuem e fiquem envergonhados, os que tramam a minha infelicidade. 4 Retiram-se, cheios de vergonha, os que se riem de mim. 5 Exultem e alegrem-se contigo todos os que te buscam. Os que amam a tua salvação repitam sempre: “Deus é grande!” 6  Quanto a mim, sou pobre e indigente. Ó Deus, vem depressa! Tu és o meu auxilio e salvação. Javé, não demores!

Salmo dentro de um conflito social. Este salmo é duplicata, seja talvez o conteúdo da súplica que gerou a libertação e o agradecimento. A situação é claramente de conflito social. O salmista pertence à comunidade dos pobres, cuja única defesa consiste em se organizar ao redor de Deus e de seu projeto”.

REFLEXÃO:

                 O salmista aqui suplica o favor de Deus, para libertá-lo, e que venha depressa em socorrê-lo. É muito interessante ver como é realizado o seu diálogo com Deus. É uma súplica de desespero e insistência a ponto de implorar a justiça dos seus inimigos. De outro lado é maravilhoso perceber a fé e a confiança que o salmista tem para com o Deus Javé. Trazendo para a nossa vida, saibamos ver tudo o que acontece ao nosso redor, com olhos de sabedoria e entendimento, para que em nada não façamos justiça com as próprias mãos. Aqui precisamos ter a virtude da paciência, pois muitas vezes o que vemos é o que está dentro de nós, e espelhamos na pessoa do outro, tentando destruí-lo. Há necessidade de um coração bondoso e misericordioso, porém não um coração de bobo; não sabendo perceber quando devemos ser misericordiosos e quando devemos ser fortes, não deixando passar despercebidas as verdades. Vamos pedir a Deus, que nos dê este coração sábio para não ser vingativo, não ir ao encalço dos que achamos chatos, perturbadores, falsos, mentirosos, maléficos, ruins para com o próximo. Se pedirmos com fidelidade e se formos fieis a Deus nós falaremos com convicção e jamais erraremos mesmo quando tal coisa for mentira. Que Deus seja louvado hoje e sempre em todas as nossas atitudes de fidelidade e caridade, com aqueles que necessitam do nosso amor. Assim seja!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s