A Lei não melhora a situação

                                                                                                            Romanos 2,12-24

a-palavra-convence

12 Todos os que pecaram sem a Lei, sem a Lei também perecerão. Todos os que pecaram sob o regime da Lei, pela Lei serão julgados, 13 Pois não são aqueles que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, e sim aqueles que praticam o que a Lei manda.  14 Os pagãos não tem a Lei. Mas, embora não a tenham, se eles fazem espontaneamente o que a Lei manda, eles próprios são Lei para si mesmos. 15 Eles assim mostram que os preceitos da Lei estão escritos em seus corações; a consciência deles também testemunha isso, assim com os julgamentos interiores, que ora os condenam, ora os aprovam. 16 É o que vai acontecer no dia em que Deus, segundo o meu Evangelho, o for julgar, por meio de Jesus Cristo, o comportamento secreto dos homens. 17 Você, que se diz judeu, que se apóia sobre a Lei e que coloca seu orgulho em Deus; 18 você que conhece a vontade de Deus e que, instruído pela Lei, sabe, distinguir o que é melhor; 19 você, que está convencido de ser o guia dos cegos, a luz daqueles que estão nas trevas, 20 o educador dos ignorantes, o mestre das pessoas simples, porque você possui na Lei a própria  expressão do conhecimento e da verdade… 21 Muito bem! Você ensina aos outros e não ensina a si próprio! Você prega que não se deve roubar e você mesmo rouba! 22 Você proíbe o adultério, e você mesmo o comete! Você odeia os ídolos, mas rouba os objetos dos templos! 23 Você se gloria da Lei, mas desonra a Deus, transgredindo a Lei! 24 Assim diz a Escritura: “Por causa de você, o nome de Deus e blasfemado entre os pagãos.”

“Os judeus orgulhosamente se consideram superiores aos pagãos, por terem a Lei de Moises, revelada pelo próprio Deus. No entanto Paulo mostra que a situação de judeus e pagãos é igual: os judeus serão julgados pela Lei, porque a conhecem; os pagãos serão julgados de acordo com a própria consciência. Não basta conhecer a Lei. O importante é fazer o que a Lei manda. Por isso, diz Paulo, muitos pagãos não conhecem a Lei, mas, na vida prática, fazem o que a Lei pede; por isso, são melhores que os judeus, que conhecem a Lei, mas não a praticam. Além do mais, com sua hipocrisia, os judeus acabam desmoralizando o próprio Deus”.

REFLEXÃO:

                Diante do Apostolo Paulo e mesmo para nós, o ser orgulhosos por conhecer a Lei, mas se esta Lei não é levada à prática, em vão será o conhecimento. De outro lado como os pagãos que não conhecem a Lei, porém as pratica. Os orgulhosos com a sua hipocrisia de nada servem; quando na prática fica muito a desejar. Para quem conhece a Santa Lei de Deus e a vive, este sim que vai colher as suas boas ações que aqui na terra fizeram o bem isto é obedecendo aos Mandamentos. Como fala no texto acima: “se a pessoa ensina aos irmãos, mas não vive aquilo que ensina este é um hipócrita; este fala, mas não faz nada”. E ainda no VS. 13 que nos orienta: “Não são aqueles que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, e sim aqueles que praticam o que a Lei manda”. Que o Soberano e Altíssimo Deus nos dê a graça e a benção de sermos humildes e praticantes da Lei de nosso Deus. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s