Abraão, pai dos que têm fé

Romanos 4,1-12

Tiepolo-Abraham-and-Isaac-wga

1 Em vista disso, qual vantagem podemos dizer que obteve Abraão, pai da nossa raça? 2 Se Abraão se tornou justo por suas obras, ele tem algo de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 De fato,o o que diz a Escritura? “Abraão teve fé em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.” 4 Para quem trabalha, o salário não é considerado como gratificação, mas como dívida; 5 para quem não trabalha, mas crê naquele que torna justo o ímpio, sua fé lhe  é creditada como justiça. 6 É desse modo que Davi proclama feliz o homem a quem Deus credita a justiça, independente das obras: 7 “Felizes aqueles cujas ofensas foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos. 8 Feliz o homem a quem o Senhor não leva em conta o pecado.” 9 Essa felicidade é só para circuncidados, ou é também para os não circuncidados? Nós dizemos que a fé foi creditada a Abraão como justiça. 10 Mas, quando é que lhe foi creditada? Quando já era circuncidado ou quando ainda não era? Certamente não depois da circuncisão, mas antes. 11 De fato, ele recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça que vem da fé, que ele já tinha obtido quando ainda não era circuncidado. Assim é que ele se tornou pai de todos os não circuncidados, que acreditam, para que a justiça fosse  creditada também para estes; 12  e se tornou pai também dos circuncidados, daqueles que não receberam a circuncisão, mas que também seguem a trilha da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ter sido circuncidado.

“Abraão, antepassado dos judeus, é o exemplo da gratuidade da fé. Ele foi considerado justo, não por ter realizado obras, mas porque acreditou em Deus, como diz Davi no Salmo 32. Abraão foi justificado antes de ser circuncidado, e a circuncisão se tornou um sinal externo da justiça que ele tinha recebido através da fé. Portanto Abraão é pai de todos os que têm fé, tanto judeu como pagão.”

REFLEXÃO:

                 Sabendo que Abraão, homem justo desde o instante em que ele voltou-se para Deus, acreditando na presença amorosa e viva de Deus, ele foi também homem honesto e integro e não foi por causa da circuncisão, mas sim por que ele desde toda a eternidade e mesmo no seio materno Deus já havia selado pela fé. A leitura fala: ”Feliz o homem a quem o Senhor não leva em conta o pecado”.  A fé está em primeiro lugar para quem quer viver uma vida justa diante de Deus e dos homens, pela fé podemos conseguir este processo de mudança.

Que o Senhor Deus venha abençoando a todos aqueles em que nos nossos dias desejam ser pessoas honestas e integras ao Pai Criador do universo, uma benção especial para esta missal tão especial. Ser homens e mulheres, justos e íntegros para uma vida mais intima com o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém! Assim Seja.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s