Retrato do agente de pastoral

Coríntios 3,5-17

teologia_pastoral

5 Quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servidores, através dos quais vocês foram levados à fé; cada um deles agiu conforme os dons que o Senhor lhe concedeu. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. 7 Assim, aquele que planta  não é nada, e aquele  que rega também não é nada: só Deus é que conta, pois é Ele quem faz crescer. 8 Aquele que planta e aquele que rega são iguais; e cada um vai receber o seu próprio salário, segundo a medida do seu trabalho. 9 Nós trabalhamos juntos na obra de Deus, mas o campo e a construção de Deus são vocês. 10 Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce. Mas cada um veja como constrói. 11 Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto; Jesus Cristo. 12 Se alguém constrói sobre o alicerce com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, capim ou palha, 13 a obra de cada um ficará em evidência. No dia do julgamento, a obra ficará conhecida, pois o julgamento vai ser através do fogo, provará o que vale a obra de cada um. 14 Se a obra construída sobre o alicerce resistir, o operário receberá uma recompensa. 15 Aquele, porém, que tiver sua obra queimada, perderá a recompensa. Entretanto, o operário se salvará, mas como alguém que escapa de incêndio. 16 Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 17 Se alguém destrói o Templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o Templo de Deus é Santo, e esse Templo são vocês.

“Paulo se serve de duas imagens campo e edifício para apresentar o verdadeiro agente de pastoral. Este é um servidor do projeto de Deus concretizado em Jesus Cristo e que consiste em reunir os homens no compromisso de fé com Jesus, cuja ação devem continuar.  Se os agentes de fato servem a Cristo, nunca se contradizem. O sucesso não deve levar o agente à vangloria, pois o projeto não é seu; a eficácia vem de Deus que também dá as aptidões e capacidade. A responsabilidade é grande, pois o agente deverá prestar contas ao próprio Deus, que provará quanto vale a obra de cada um”.

REFLEXÃO:

 Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, Cada um de nós agimos pela fé, agimos conforme as maravilhas dos dons que Deus vai distribuindo; o trabalho que executamos é o próprio Deus que faz a nossa ação ser uma ação de graças a Ele. Nada podemos colocar de novidades neste projeto de Deus, pois já foi posto pelo Filho do Deus Vivo Jesus Cristo. Como agentes servidores do projeto de Deus, precisamos sim de sabedoria, discernimento, fé, responsabilidade, pois todos nós prestaremos conta ao nosso Deus; como fala o apostolo Paulo, no dia do julgamento, a obra ficará conhecida, pois o julgamento vai ser através do fogo, e o fogo provará o que vale a obra de cada um. Que maravilha, embora pequeninos, vemos e sabemos que somos o templo santo de Deus. O projeto não é nosso, a eficácia vem de Deus, que também nos capacita. Que cada um de nós possamos ser capacitados pelos dons e graças de Deus Nosso Senhor, então o julgamento nos proporcionará a salvação. Amém! Assim seja! Com carinho e saudações. SERVAS.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s