Carismas e bem comum

I Cor 14, 1-10 e 12

222

1 Procurem o amor. Entretanto, aspirem aos dons do Espírito, principalmente à profecia. 2 Pois aquele que fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus. Ninguém o entende, pois ele, em espírito, diz coisas incompreensíveis. 3 Mas aquele  que profetiza fala aos homens: edifica, exorta, consola. 4 Aquele que fala em línguas edifica a si mesmo, ao passo que aquele que profetiza edifica a assembléia. 5 Eu desejo que vocês todos falem em línguas, mas prefiro que profetizem.  Aquele que profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a menos que este mesmo as interprete, para que a assembléia seja edificada. 6 Suponham, irmãos, que eu vá encontrá-los falando em línguas: como serei útil, se minha palavra não levar para vocês nem revelação, nem ciência, nem profecia, nem ensinamento? 7 O mesmo acontece com os instrumentos musicais, como a flauta ou a cítara: se não produzirem  sons distintos, como reconhecer quem toca a flauta ou quem toca a cítara? 8 E se a trombeta produzir um som confuso, quem se preparará para a guerra? 9 Assim também vocês: se a sua linguagem não se exprime em palavras inteligíveis, como se poderá compreender o que vocês dizem? Estarão falando ao vento? 12 Assim também vocês: já que aspiram aos dons do Espírito, procurem tê-los em abundancia para edificarem a Igreja de Cristo.

“Os carismas são úteis quando colaboram para o crescimento da comunidade, e não quando sevem para a ostentação de que os recebeu. Paulo recomenda vivamente a profecia e é restritivo quanto ao dom das línguas. A profecia é o dom pelo qual alguém, sob a inspiração do Espírito Santo, mostra a vontade de Deus dentro da situação presente, levando a comunidade à conversão e ao esclarecimento da fé.”

REFLEXÃO:

                  Entre nós aquele que aspirar pelo dom da profecia, saiba que todos os profetas da História Sagrada sofreram muito; quem gostaria de possuir este dom, procure aprofundara-se na vida dos primeiros profetas. Ao compreender bem a beleza que tem o dom da profecia, reze e peça ao Senhor Deus, pois se o objetivo for ajudar a sua comunidade mais cedo ou mais tarde você receberá de Deus. Quando o profeta realiza com dignidade, transparência, fidelidade, honestidade e integridade ao Deus do Amor Maior, quanto mais avançar nesta missão mais será perseguido. É só percorrer a história, Reis, Profetas, Apóstolos e até o próprio Jesus Filho de Deus, como foi à vida não só pública, mas desde o nascimento de Jesus Cristo até a morte de cruz? Peçamos a graça da perseverança e da fortaleza se alguém aspirar por este dom da Profecia pense se realmente gostaria de ser um que profetiza. Que Deus abençoe a todos com uma benção especial para uma missão de profeta. Paz e Misericordia.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s