Unidade da Igreja e liberdade cristã

Carta de São Paulo aos Gálatas 2, 1-10

abwasNT36

1 Catorze anos depois, voltei a Jerusalém com Barnabé e levei também Tito comigo. 2 Fui lá seguindo uma revelação. Expus a eles o Evangelho que anuncio aos pagãos, mas o expus reservadamente as pessoas mais notáveis, para não me arriscar a correr ou ter corrido em vão. 3 Nem Tito, meu companheiro, que é grego, foi obrigado a circuncidar-se. 4 Nem mesmo por causa dos falsos irmãos, os intrusos que se infiltraram para espionas a liberdade que temos em Jesus Cristo, afim de nos tornar escravos. 5 Mas para que a verdade do Evangelho continuasse firme entre vocês, em nenhum momento nos submetemos a essas pessoas. 6 No que se refere àqueles mais notáveis – pouco me importa o que eles eram então, porque Deus não faz diferença entre as pessoas – esses mesmos notáveis nada mais me impuseram. 7 Pelo contrário, viram que a mim fora confiada a evangelização dos não circuncidados, assim como a Pedro fora confiada a evangelização dos circuncidados. 8 De fato, aquele que tinha agido em Pedro para o apostolado entre os circuncidados, também tinha agido em mim a favor dos pagãos. 9  Por isso, Tiago, Pedro e João, considerados como colunas reconheceram a graça que me fora concedida, estenderam a mão a mim e a Barnabé em sinal de comunhão: nós trabalharíamos com os pagãos, e eles com os circuncidados. 10 Ele pediram apenas que nos lembrássemos dos pobres, e isso eu tenho procurado fazer com muito cuidado.

     “Na segunda vez que vai a Jerusalém, Paulo tem duas preocupações: fazer um acordo com Pedro, Tiago e João, para manter a unidade das igrejas; e ao mesmo tempo assegurar que os pagãos convertidos não precisem observar a religião judaica. A viagem tem dois resultados importantes: as autoridades da igreja de Jerusalém reconhecem o Evangelho, tal como Paulo e Barnabé o pregam aos pagãos; é feito um acordo prático, delimitando os campos de apostolado de Pedro e de Paulo. O sinal visível desse acordo é a preocupação e o auxílio aos pobres.”

Reflexão:

Amados irmãos e irmãs em Cristo, neste trecho da carta de São Paulo aos Gálatas; vemos a coragem e audácia de Paulo ao ir para Jerusalém tratar desse acordo. Afinal a proposta de Paulo ia justamente contra as tradições judaicas, no entanto quão necessário para o crescimento da nossa Igreja foi esse acordo, pois já não visava mais a exclusão das pessoas e sim o acolhimento de todos sem distinção, pois Deus não faz acepção de pessoas Ele se interessa muito mais pelo nosso coração, e pelo que nos conta São Paulo a falsidade de algumas pessoas dentro da igreja já existia desde aquela época, pois haviam pessoas dentro da comunidade que foram como espiões para saber o que ele ia falar, e nem por isso ele se acovardou, também não temeu o fato de estar entre os pilares da Igreja. Mas depositou sua confiança no Senhor que o havia enviado a pregar o Evangelho aos pagãos; é interessante que justamente ele que era tão rigoroso com a observância das tradições do seu povo, agora por amor a Jesus Cristo despreza a tudo para tudo ganhar em Cristo Jesus, e ainda busca com todo cuidado socorrer os mais pobres. Queridos se pararmos para pensar não somos diferentes em relação ao que nos apegamos; todos temos nossas convicções, e quão difícil é renunciá-las, só que muitas vezes se faz necessária essa renuncia para viver com Jesus Cristo, e quanta coragem é preciso ter para enfrentar e dizer não aos prazeres que o mundo oferece e que no primeiro olhar se apresenta como liberdade, mas que vicia e aprisiona a tantos que caem nestas armadilhas e emaranhados nela só pensam em si mesmos esquecem dos outro e desprezam os mais pobres. Por isso irmãos peçamos a Deus a sabedoria e o discernimento do Alto para não cedermos a essa ciladas que se apresentam constantemente em nossas vidas e para que nunca deixemos de lado aqueles que muitas vezes dependem da nossa ajuda para até mesmo para sobreviver. Deus abençoe a todos. Assim seja. Amém.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s