Do homem velho para o homem novo

Ef 4,17-32

Vestenupcial

17 Portanto, em nome do Senhor, digo e recomendo a vocês: não vivam como os pagãos, cuja mente é vazia. 18 A inteligência deles se tornou cega, e eles vivem muito longe da vida de Deus, porque o endurecimento do coração deles é que os mantém na ignorância. 19 Eles perderam a sensibilidade e se deixaram levar pela libertinagem, entregando-se com avidez a todo tipo de imortalidade. 20 Não foi assim que vocês aprenderam a conhecer Cristo, 21 se é que de fato vocês lhe deram ouvidos e se foram mesmo instruídos segundo a verdade que há em Jesus. 22 Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. 23 É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, 24 e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade. 25 Por isso abandonem a mentira: cada um diga a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26 Vocês estão com raiva? Não pequem; o sol não se ponha sobre o ressentimento de vocês. 27 Não dêem ocasião ao diabo. 28 Quem roubava, não roube mais; ao contrário, ocupe-se trabalhando com as próprias mãos em algo útil, e tenha assim o que repartir com os pobres. 29 Que nenhuma palavra inconveniente saia da boca de vocês, ao contrário, se for necessário, digam boa palavra, que seja capaz de edificar e fazer o bem aos que ouvem. 30 Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. 31 Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade. 32 Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.

“Todos os cristãos são convidados à conversão contínua. Essa conversão começa no batismo, onde o cristão deixa o homem velho para revestir-se do homem novo que vem pela vida segundo o Espírito. Paulo dá exemplo concreto do que significa essa passagem: da mentira para a verdade; do roubo para o trabalho honesto, que leve a partilhar com os que nada têm; da palavra inconveniente para a palavra construtiva; do comportamento egoísta para a generosidade recíproca.”

REFLEXÃO:

             Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, pelo batismo, todos nós recebemos o selo sagrado, a unção, e nós nos tornamos filhos de Deus; a nossa conversão começa a partir da fonte batismal quando fomos batizados. A nossa conversão é continua e todos são convidados a viverem nesta transformação, sair do homem velho para viver a vida nova que é fruto do Espírito Santo. É o primeiro passo, sair da MENTIRA para a VERDADE do roubo para o trabalho honesto, da palavra inconveniente para a palavra construtiva, do mundo do orgulho e do egoísmo para a generosidade e a partilha. Muitas vezes o que nos impede de sair do mundo do pecado para uma vida nova é o apego à capa de Bartimeu, que para voltar a enxergar era só renunciar aquela capa. Peçamos a Deus esta graça de jogar fora o que mais nos impede a dar um salto gigantesco para galgar píncaros, deixando para trás a roupagem do homem velho e revestindo-se da roupagem nova. Assim seja! Amém! 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s