Imitar a Deus

Ef 5,1-20

titulo_48

1 Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. 2 Vivam no amor, assim como  Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vitima, como perfume agradável. 3 Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vocês, pois isso não convém a cristão. 4 O mesmo se diga a respeito de piadas indecentes picantes ou maliciosas. São coisas inconvenientes. Em vez disso, dêem graças a Deus. 5 Estejam certos de uma coisa: nenhuma pessoa  imoral, impura ou avarenta_ pois a avareza é uma idolatria _ jamais terá  herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém engane  vocês com argumentos vazios, porque essas coisas atraem a ira de Deus sobre os desobedientes. 7 Não sejam cúmplices deles! 8 Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. 9 O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. 10 Saibam discernir o que é agradável ao Senhor. 11 Não participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras. 12 Dá até vergonha dizer o que eles fazem a escondidas. 13 Porém, tudo o que é denunciado torna-se manifesto pela luz, 14 pois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: “Desperte, você que está dormindo. Levanta-te dentre os mortos, e Cristo o iluminará”. 15 Estejam atentos para a maneira como vocês vivem: não vivam como tolos, mas como homens sensatos, 16 aproveitando o tempo presente, porque os dias são maus. 17 Não sejam insensatos; ao contrário, procurem compreender a vontade do Senhor. 18 Não se embriaguem com vinho, que leva para a libertinagem, mas busquem a plenitude do Espírito. 19 Juntos recitem salmos, hinos e cânticos inspirados, cantando e louvando ao Senhor de todo o coração. 20 Agradeçam sempre a Deus Pai por todas as coisas em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Paulo traz uma série de exortações e conselhos para que os Cristãos vivam autenticamente a sua fé. Apresentando o princípio que rege a vida nova: imitar a Deus, vivendo o amor, como viveu Jesus Cristo. Em outras palavras, os cristãos são e devem viver como filhos de Deus, tendo como modelo supremo o ato de amor de Cristo na cruz, onde ele entregou sua vida por todas as atitudes do homem: essa é a resposta livre ao dom de Deus.

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Somos convidados por Deus todos os dias a sermos seus imitadores. Parece não ser um convite fácil, mas é possível; quando queremos crescer espiritualmente rumos ao Reino de Deus o primeiro passo é viver conforme a vontade santíssima de nosso Deus. Há um grande modelo a ser imitado, o Cristo, Filho de Deus, que viveu em tudo na obediência, no amor na fidelidade ao Pai até a morte e morte de cruz. Se conhecemos bem os Mandamentos, se vivermos na fidelidade os seus ensinamentos, não temos por onde errar. Então: vivamos a vida nova que compreende a renovação de todas as atitudes do homem, essa que é resposta livre ao dom de Deus. A saber, o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. Que o Senhor Deus abençoe a todos que adentrarem neste blog, com abundantes bênçãos de amor misericordioso. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s