O Evangelho autêntico

Fl 2,1-11

P8050073

1 Portanto, se há um conforto em Cristo, uma consolação no amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, 2 completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. 3 Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um  considerando os outros superiores a si mesmo. 4 Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. 5 Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo; 6 Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. 7  Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Como simples homem. 8 humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso, Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome, 10 para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e sob a terra; 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

“Paulo convida a comunidade a evitar as divisões causadas pelo espírito de competição, pelo desejo de receber elogios e pela busca dos próprios interesses. Tais vícios denotam o fechamento egoísta e a autopromoção à custa dos outros. A comunidade deve zelar pela harmonia interna e, para isso, é necessário que haja humildade, cada um considerando os outros superiores a si, e que o empenho tenha sempre em vista o bem comum. Com esse hino, Paulo mostra qual é o Evangelho da cruz, o Evangelho autêntico, e apresenta em Cristo o modelo da humildade. Embora tivesse a mesma condição de Deus, Jesus se apresentou entre os homens como simples homem. E mais; abriu mão de qualquer privilégio, o tornando-se apenas homem que obedece a Deus e serve aos homens. Não bastasse isso, Jesus serviu até o fim perdendo a honra ao morrer na cruz, como se fosse criminoso. Por isso Deus o ressuscitou e o colocou no posto mais elevado que possa existir como Senhor do Universo e da história. Os cristãos são convidados a fazer o mesmo: abrir mão de todo e qualquer privilégio, até mesmo da boa fama, para pôr-se a serviço dos outros até o fim.”

REFLEXÃO:

Em Jesus Cristo, caríssimos irmãos e irmãs; é Nele que temos um consolo no amor, aí, se existe uma comunhão de espírito, ternura e compaixão, a alegria é completa; tendo uma aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento, não faremos nada por competição, para receber elogios, mas por humildade, e não procurando o próprio interesse; parece a alguns, algo ridículo, quando se trata de seguir a Jesus Cristo, devemos evitar às divisões pelo espírito de competição, pela busca dos próprios interesses; abrindo mão de todo e qualquer privilégio, até mesmo da boa fama, para poder nos colocar em serviço dos outros até o fim. Se bem sabemos e aceitamos, vale à pena perder tudo aqui nesta vida para ganhar o galardão e a coroa eterna. Rezo em nome de Jesus Cristo, que Deus nosso Pai derrame as graças necessárias para podermos viver na fidelidade, na integridade e na honestidade sem mentira. “Eu sou o Caminho a verdade e a vida”. E Deus o ressuscitou e o colocou no posto mais elevado que possa existir. Todos aqueles que aceitam o seguimento a Cristo são convidados a fazer o mesmo abrir mão de todo e qualquer privilégio até mesmo da boa fama seja você também um homem ou uma mulher de coragem e velha fazer parte do numero daqueles que querem seguir a Cristo na radicalidade e que Deus abençoe a todos. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s