Força e perigo da língua

Tiago 3,1-12

XX

_1 Meus irmãos, não façam todos de mestres. Vocês bem sabem que seremos julgados com maior severidade, 2 pois todos nós estamos sujeitos a muitos erros. Aquele que não comete erro no falar é homem perfeito, capaz de pôr freio ao corpo todo. 3 Quando colocamos freio  na boca dos cavalos para que nos obedeçam, nós dirigimos todo o corpo deles. 4 Vejam também os navios: são tão grandes e empurrados por forte ventos! Entretanto, por um pequenino leme são conduzidos para onde o piloto quer levá-los. 5 A mesma coisa acontece com a língua: é um pequeno membro e, no entanto, se gaba de grandes coisas. Observem uma fagulha, como acaba incendiando uma floresta imensa! 6 A língua é um fogo, o mundo da maldade. A língua, colocada entre os nossos membros, contamina o corpo inteiro, incendeia o curso da vida, tirando a sua chama da Geena. 7 Qualquer espécie de animais ou de aves, de répteis ou de seres marinhos são e foram domados pela raça humana; 8 mas nenhum homem consegue domar a língua. Ela não tem freio e está cheia de veneno mortal. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 Da mesma boca sai benção e maldição. Meus irmãos, isso não pode acontecer! 11 Por acaso, a fonte pode fazer jorrar da mesma mina água doce e água salobra? 12 Meus irmãos, por acaso uma figueira pode dar azeitonas, e uma videira pode dar figos? Assim também uma fonte salgada não pode produzir água doce.

“A riqueza de particularidade deste texto faz com que ele possa ser definido como o “código da disciplina da língua”. A linguagem é um dos meios mais importantes para a comunicação entre os homens; mas é meio ambíguo; pode construir e pode destruir. Para Tiago, a palavra que o cristão dirige ao próximo deve ser coerente com a palavra que dirige a Deus”.

REFLEXÃO:

                Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. O código da disciplina da língua para nós é e será de suma importância para nós. Precisamos acreditar que a nossa língua pode ser construtora e destruidora; vai depender de como queremos usá-la; muitas vezes este pequenino membro do nosso corpo é usado pior do que um “Canhão de Guerra” isto é mata muito mais do que a guerra de Hiroxima. Sabemos também, que muitos dos nossos irmãos vivos, mas como se não tenham mais o sentido de VIVER; as ARMAS FERRENHAS da língua os mataram. A mentira é pecado. A fofoca é pecado; como vocês se sentem quando ouvem determinada coisa que outros dizem que vocês falaram, e tal sentença não saiu de sua boca? É sabido que a mesma língua que abençoa, também amaldiçoa; sobre a terra os homens conseguiram domar todos os animais, que pena não conseguem jamais domar a própria língua. Somos hoje convidados como cristãos, para dirigir aos irmãos palavras coerentes como as palavras que dirigimos a Deus. Pois somos todos criados a imagem e semelhança do nosso Deus. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s