Cristãos o povo sacerdotal-Testemunho provoca conversão

1ªPedro 2, 4-12

b19

4 Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. 5 Do mesmo modo, vocês também, como pedras vivas, vão entrando na construção do templo espiritual, e formando um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo. 6 De fato nas Escrituras  se lê: “Eis que ponho  em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa. Quem  nela  acreditar não ficará confundido.” 7  Isto é: para vocês que acreditaram, ela será tesouro precioso; mas, para os que não acreditaram, a pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8 uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair. Eles tropeçam porque não acreditaram na Palavra, pois foram para isso destinados. 9 Vocês, porém, são raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para proclamara as obras maravilhosas daquele que chamou vocês das trevas para a sua luz maravilhosa. 10 Vocês que antes não eram povo, agora são povo de Deus; vocês que não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia. 11 Amados, vocês são peregrinos e forasteiros. Por isso, recomendo que fiquem longe dos desejos baixos que provocam guerra contra vocês. 12 Comportem-se de modo exemplar entre os pagãos, a fim de que eles, mesmo falando mal de vocês como se fossem malfeitores, ao verem as boas obras que vocês fazem , glorifiquem a Deus no dia do julgamento.

“A situação dos cristãos imigrantes em terras estrangeiras é a mesma de Jesus, que foi descartado pelos homens como pedra inútil. Mas, como Jesus ressuscitou e se tornou pedra viva, do mesmo modo os cristãos menosprezados se tornam pedras vivas que, unidas a Cristo formam o templo vivo, onde todos são sacerdotes, oferecendo os sacrifícios que são agradáveis a Deus, através da própria vida. Agora, já não há outros entre Deus e seu povo: todos participam da única mediação sacerdotal de Cristo. Os cristãos não só têm uma casa, mas eles mesmos são essa casa; é o verdadeiro povo que dá testemunho das obras maravilhosas de Deus. A dimensão fundamental e primeira da missão evangelizadora da comunidade cristã é a vida pratica; é o que Pedro destaca logo a seguir. Esse testemunho prático é uma crítica manifesta às estruturas pagãs de uma sociedade que rejeita a comunidade cristã, tachando-a de malfeitora e subversiva. O julgamento de Deus, porém, manifesta a verdade: vendo o testemunho da comunidade, os pagãos começam a converter-se ao Deus verdadeiro”.

REFLEXÃO:

                   Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Bem sabemos que o Cristo na história da cristandade é a pedra angular rejeitada pelos homens, mas uma “PEDRA PRECIOSA para Deus” estejam certos de que o testemunho de Jesus Cristo é e será fundamental para todos aqueles que são menosprezados e se tornam pedras vivas que, unidas a Cristo formam o templo vivo; entre o povo e Deus não há nada mais que os possam separar, na dimensão fundamental da missão evangelizadora das comunidades cristãs é a vida prática. Vendo o testemunho das comunidades Deus manifesta a Verdade onde seu povo começa a converte-se ao Deus Verdadeiro. Para os cristãos não há mais nem terras estrangeiras, nem imigrantes, o cerne do Evangelho, que sintetiza toda a revelação do amor com que o Pai se manifesta, doando totalmente a vida de Jesus em favor dos homens. Peçamos ao Pai Deus este dom maior de dar testemunho das obras maravilhosas de nosso Deus; a saber, a Palavra viva de Deus é a fonte da vida nova. Que todos nós possamos viver de maneira fiel e digna da intimidade com Jesus Cristo, a cada dia sem o desvio na estrada rumo ao Reino de Deus, na busca de uma santidade de vida. A decisão é de cada um de nós; assim veremos como é doce seguir o caminho estreito, mas que chega à Casa Celestial Assim seja! Amém!.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s