Esperas ativas e fiéis ao caminho de Jesus

1ª Pedro 4, 7-19

view

7 O fim de todas as coisas está próximo. Sejam, portanto, moderados e sóbrios, para se dedicarem à oração. 8 Sobretudo, conservem entre vocês um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados. 9 Pratiquem a hospitalidade uns com os outros, sem murmurar. 10 Cada um viva de acordo com a graça recebida e coloquem-se a serviço dos outros, como bons administradores das muitas formas da graça que Deus concedeu a vocês. 11 Quem fala seja porta-voz de Deus; que se dedica ao serviço, faça com as forças que Deus lhe dá, a fim de que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ao qual pertencem a glória e o poder para sempre. Amém! 12 Amados não fiquem alarmados com o incêndio que se espalha entre vocês para prová-los, como se estivesse acontecendo algo estranho no meio de vocês. 13 Ao contrário, alegrem-se por estarem participando dos sofrimentos de Cristo, para que vocês também se alegrem e exultem ao se revelar a glória dele. 14 Felizes de vocês, quando forem insultados por causa do nome de Cristo; isso significa que o Espírito da glória, o Espírito de Deus repousa sobre vocês. 15 Que ninguém sofra por assassino ou ladrão, malfeitor ou delator. 16 Todavia, se alguém sofre como cristão, não se sinta envergonhado; ao contrário, glorifique a Deus por levar o nome de cristão. 17 De fato, chegou a hora do julgamento, e está começando pela casa de Deus. Se o nosso julgamento é o começo, qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus? 18 Se com dificuldade o justo consegue salvar-se, em que situação ficam o ímpio e o pecador? 19 Portanto, aqueles que sofrem de acordo com o projeto de Deus, põem sua confiança no Deus criador, praticando o bem.

“Diante da eminência do fim dos tempos, Pedro ressalta a sobriedade, pela qual o cristão reconhece que tudo aqui é passageiro. Em seguida, mostra que essa espera não deve levar à passividade, mas a prática do bem, ao amor constante e intenso. A hospitalidade se apresenta como prática importante, principalmente para quem vive em terra estrangeira. Por fim, fala dos carismas, destacando o anúncio da palavra de Deus e o serviço. As primeiras comunidades cristãs têm que manter sérias lutas para testemunhar o Evangelho. Nas repressões e perseguições, deve-se ter em vista a fidelidade ao caminho de Jesus que, embora inocente, também foi perseguido  e morto pelas estruturas de uma sociedade injusta. O tempo de provações é visto como julgamento de Deus, pois aí se manifesta a verdade, tanto dos justos como dos injustos. Em meio a luta, os cristãos permanecem firmes, porque confiam na justiça de Deus, que é o Senhor da história.”

REFLEXÕES:

                    Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Bem sabemos que o fim de todas coisa está muito próximo; é só observarmos, tudo hoje existe, em pouco tempo já não existe mais. Todos os bons, os maus, os santos, todos na hora sabida somente por Deus são chamados a prestar contas, quanto a nós às vezes até nos revoltamos com Deus por que aquela pessoa tão amada se foi tão jovem, tão cedo; mas, “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus. Tempo para nascer, e tempo para morrer, tempo par plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para sorrir; tempo para gemer, e tempo par dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para PAZ.” (Eclesiastes 3,1-8) só que ninguém entende quando se chega o momento da morte. É por isso que hoje somos convidados a deixar de fazer qualquer atitude que vai fazer o irmão sofrer; tudo o que é maléfico, destruidor, e caluniante e passarmos urgentemente a sermos pessoas de misericórdia. Que Deus seja louvado hoje e sempre em todas as suas atitudes de amor misericordioso. Assim Seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s