Participantes da natureza divina

2ª Pedro 1,2-11

cristocriancas1

2 Que haja abundância de graça e paz, mediante o conhecimento de Deus e de Jesus Cristo nosso Senhor. 3 Com seu divino poder, Deus nos concedeu todas as condições necessárias para a vida e a piedade, através do conhecimento de Jesus que nos chamou por sua própria glória e virtude. 4 Por meio  delas  é que Ele nos deu os bens extraordinários e preciosos que tinham sido prometidos, e com esses vocês se tornassem participantes da natureza divina, depois de escaparem da corrupção que o egoísmo provoca neste mundo. 5 Por isso, façam esforço para pôr mais conhecimento na fé, mais conhecimento na virtude, 6 mais autodomínio no conhecimento, mais  piedade na perseverança, 7 mais fraternidade na piedade e mais amor na fraternidade. 8 De fato, se vocês tiverem essas virtudes em abundancia, elas não permitirão que vocês  se tornem inúteis ou infrutíferos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Mas aquele que não tem essas virtudes é cego e míope, pois se esqueceu da purificação de seus pecados antigos. 10 Por isso mesmo, irmãos, procurem com mais cuidado firmar o chamado que escolheu vocês. Agindo desse modo, nunca tropeçarão. 11 De fato, é assim que será amplamente aberta para vocês a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“Conhecer o testemunho de Jesus abre para a humanidade a possibilidade de conversão ou mudança radical: de um lado, a ruptura com as estruturas idolátricas da sociedade; de outro, o início de uma nova caminhada que leva de modo crescente à participação na própria natureza de Deus, princípio e fim da vocação humana. Esse conhecimento fornece também os meios para a caminhada cristã, as oito virtudes enumeradas (virtude na fé, mais conhecimento na virtude, autodomínio no conhecimento, perseverança no autodomínio, piedade na perseverança, fraternidade na piedade, amor na fraternidade) que tem início na fé e fim último no amor”.

REFLEXÃO:

                 Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Todo o testemunho que Jesus Cristo o Filho de Deus deixou para a humanidade está profundamente baseado nas grandes virtudes enumeradas no contexto em negrito. Com essas virtudes, nenhum de nós ficará fora da conversão e da mudança radical que todos os cristãos têm como objetivo geral no verdadeiro seguimento ao Mestre dos Mestres; se agirmos mediante as virtudes. Desse modo, nunca tropeçaremos, sendo assim amplamente aberta para nós a entrada no Reino Eterno de Nosso Senhor Jesus Cristo. As condições necessárias pra a vida e a piedade, através do conhecimento de Jesus que nos chamou e nos chama a cada momento por sua própria glória e virtude, para que todos nós possamos participar da natureza divina. Que nosso bom Deus nos conceda abundantes graças para sermos fieis ao seguimento rumo a Casa Celestial. Que Deus seja louvado, adorado e amado em todos que optarão a este seguimento. Assim Seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s