O Mandamento Novo – Escolher a vida

I João 2, 7-17

1 (1)7 Caríssimos, não lhes comunico um Mandamento Novo, mas o mandamento antigo, esse mesmo que vocês receberam desde o princípio. O mandamento antigo é a palavra que vocês ouviram. 8 E, no entanto, o mandamento que lhes comunico é novo – pois ele é verdadeiro em Jesus e em vocês – porque as trevas já estão se afastando, e a verdadeira luz já está brilhando. 9 Quem afirma que está na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10 Quem ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há ocasião de tropeço. 11 Ao contrário, quem odeia o seu irmão está nas trevas: caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. 12 Eu lhes escrevo, filhinhos, porque os pecados de vocês foram perdoados pelo poder do Nome de Jesus. 13 Eu lhes escrevo, pais, porque vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Eu lhes escrevo, jovens, porque vocês venceram o maligno. 14 Eu lhes escrevi, filhinhos, porque vocês conheceram o Pai. Eu lhes escrevi, pais, porque vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Eu lhes escrevi, jovens, porque vocês são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês e vocês venceram o Maligno. 15 Não amem o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo – os apetites baixos, os olhos insaciáveis, a arrogância do dinheiro – são coisas que não vem do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa com seus desejos insaciáveis. Mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.

“O conhecimento de Deus se demonstra por uma prática concreta, isto é, quando a pessoa faz a vontade de Deus. Essa vontade foi revelada e concretizada em Jesus e consiste no mandamento novo, que é a pratica do mandamento do amor que faz as pessoas e grupos sociais saírem do próprio egoísmo e do isolamento, que geram a morte, para viverem as relações fraternas que geram a vida. João dá as linhas gerais que compõem o retrato do cristão: este foi perdoado (passou da morte para a vida); é alguém que conserva a memória da salvação mediante o anuncio do Evangelho; conhece o Pai e vive a fraternidade; e é alguém que tem força para vencer continuamente o mal personificado pelo mal (maligno). João caracteriza as duas ofertas de vida: a vida que vem do mundo (desejos desenfreados, ambição de possuir e auto-suficiência da riqueza) e a vida que vem de Deus e que é possuída pelos homens quando este põe em prática a vontade de Deus. A vida que o mundo oferece é falsa e, por isso, frágil e passageira; a vida que Deus oferece é a sua própria vida e, por isso, preenche o desejo do homem e permanece para sempre. Cabe ao homem escolher definitivamente um desses tipos de vida.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Cristo, muito pouco terei para acrescentar no dia de hoje, pois a palavra é muito clara; nós temos dois tipos de vida para escolher, assim como tudo o que fazemos; temos sempre a escolha do bem e do mal desde o pecado de Adão e Eva tem sido assim, mas a escolha é nossa, podemos ouvir opiniões diversas e até pessoas que tentem nos persuadir a mudar de caminho. Só que neste ponto nem Deus interfere a decisão é sempre nossa. O caminho da vida nem sempre é fácil até o próprio Jesus passou por dificuldades e sofrimentos sem conta, portanto sabemos que o que aguarda por nós são as mesmas coisas que Jesus passou, mas temos a certeza de nos preencher Dele e aí nada vai faltar em nosso coração, mas se escolhermos o outro caminho. Por mais que tenhamos nada vai nos preencher o vazio vai aumentar cada vez mais. Escolhamos, pois entre Deus e o mundo: a quem eu quero amar? Caso sua escolha seja realmente por Deus tenha certeza de que não será fácil mas Ele mesmo te concederá as graças para chegar á vida Dele que é eterna.  Que Deus os abençoe hoje e sempre. Amém. Assim seja.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s