Confronto entre o Reino de Deus e o reino do mal

 Apocalipse 12, 1- 12

66-1_2-2011

Jesus Messias vence o mal

1 apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida  com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 2 Estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar a luz. 3 Apareceu, então, outro sinal no céu: um grande dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres. Sobre as cabeças sete diademas, 4 Com a cauda ele varria a terça parte das estrelas do céu jogando-as sobre a terra. O dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar a luz, pronto para lhe devorar o Filho, logo que ele nascesse. 5 Nasceu o Filho da Mulher. Era um menino homem. Nasceu para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e de seu Trono. 6 A Mulher fugiu para o deserto. Deus lhe tinha preparado aí um lugar onde fosse alimentada por mil duzentos e sessenta dias. 7 Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. 8 O Dragão batalhou juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e no céu não houve mais lugar para eles. 9 Esse grande dragão é a grande serpente, é o chamado diabo ou satanás. É aquele que seduz todos os habitantes da terra. O dragão foi expulso para a terra, e os anjos do dragão foram expulsos com ele. 10 Ouvi, então, uma voz forte no céu, proclamando: ”Agora realizou-se a salvação, o poder e a realiza de nosso Deus e a autoridade do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11 Eles, porém, venceram o dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram, pois diante da morte desprezaram a própria vida. 12 Por isso, faça festa no céu. Alegrem-se os que aí vivem. Mas aí da terra e do mar, porque o diabo desceu para o meio de vocês. Ele está cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo.”

A parte mais importante do livro. Mostra que o tempo do povo de Deus é o tempo de confronto com o mal, até chegar à vitória sobre o mal, o ambiente onde os cristãos vão profetizar e a conseqüência do testemunho profético, isto é o julgamento.  A Mulher é um sinal cheio de significados; é Eva a mãe da humanidade; também o povo de Israel, (doze estrelas=doze tribos) assim como Sião, o resto do povo de Deus que espera o Messias. É também Maria enquanto mãe de Jesus e mãe dos discípulos de Jesus, e o povo de Deus da nova Aliança. O dragão personifica o mal, inimigo de Deus. Trata-se do egoísmo, orgulho e auto-suficiência que deformam os indivíduos e os grupos sociais. Ele é sanguinário (vermelho), tem pleno poder sobre os impérios do mundo (sete cabeças e sete diademas), mas sua força é relativa e imperfeita (dez chifres). Ele tem a pretensão de lutar contra Deus (estrela do céu). Quer devorar o Filho da Mulher, o Messias que vem para destruí-lo. Os cristãos não podem ficar acomodados, porque o mal continua agindo no mundo e, agonizante, ainda vai perseguir os homens de todos os modos.

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Se o dragão personifica o mal, inimigo de Deus, vimos também o que entra na maldade, o orgulho, o egoísmo, a auto-suficiência, que vem deformando os indivíduos e os grupos sociais. Por que então ignorar todos os acontecimentos maléficos que existem em meio aos irmãos? São muitos, mesmo os que se dizem cristãos agem como a besta serpente, age como a naja; e ainda querem que Deus venha em seu socorro, em sua libertação e livramento. Na medida em que façamos o bem sem distinção de pessoas, por mais que sejam nossos inimigos, jamais devemos desejar o mal a eles; pois tudo o que desejarmos para os outros já começa a acontecer conosco. Hoje somos convidados a fazer o bem, a caridade, a misericórdia para todos os que necessitam de nosso amor misericordioso; sabendo que inicia todo bem em seus beneficio. Que Deus seja louvado e amado hoje e sempre, Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s