Os Poderosos se Lamentam

Apocalipse 18,9-18

mcpw9fOs reis da terra, que se prostituíram com ela, aqueles que participavam do seu luxo, ao enxergar a fumaça do incêndio, vão chorar e bater no peito. 10 Ficarão de longe, com medo dos sofrimentos. E dirão: “Ai, ai, a Grande Cidade! Ó Babilônia, cidade poderosa, uma hora apenas bastou para o seu julgamento!” 11 Os mercadores de toda a terra também choram e ficam de luto por causa da ruína de Babilônia, porque ninguém mais vai comprar as mercadorias deles: 12 carregamentos de ouro e prata, pedras preciosas e pérolas, linho e púrpura, seda e escarlate, madeiras perfumadas de todo tipo, objetos de marfim e de madeira preciosa, de cobre, de ferro e de mármore, 13  cravo e especiarias, perfumes, mirra e incenso, vinho e óleo, flor de farinha e trigo, bois e ovelhas, cavalos e carros, escravos e vidas humanas. 14 As riquezas que você desejava foram para longe de você! Tudo o que é grandeza e esplendor está perdido para você e nunca mais será encontrado. 15 Os mercadores que vendiam seus produtos à Grande Cidade e que se enriqueceram à custa dela, vão ficar ao longe com medo dos sofrimentos, vão chorar e vestir luto. 16 E dirão: “Ai, ai, ó Cidade Grande! Você vestia linho puro, roupas de púrpura e escarlate. Você se enfeitava com ouro, pedras preciosas e pérolas! 17 Bastou uma hora para a sua riqueza virar nada!” Todos os pilotos e navegadores, marinheiro e quantos trabalham no mar ficaram ao longe. 18 Viram a fumaça do incêndio e gritaram: “Quem era igual à  Grande Cidade?”

“A queda da cidade provoca a lamentação daqueles que usufruíam do materialismo da cidade idolátrica. A primeira lamentação é a dos reis da terra; a segunda é a dos mercadores; a terceira é a dos navegadores. Os três representam as forças que dominam a cidade a serviço dos ricos e poderosos.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. O orgulho a prepotência até parece algo de grande e forte alicerce; porém basta uma hora para a sua arrogância, sua prepotência seu orgulho, sua riqueza seu luxo virar um NADA. Todos aqueles que usufruíram dos seus bens na hora da grande derrota ficaram ao longe, só virão à fumaça do incêndio e gritaram: Quem era igual à Cidade Grande? Eram três as hierarquias que viviam usufruindo de tudo que pertencia à Cidade Derrotada. São eles os Reis; os mercadores e os navegadores. Eles representavam as forças que dominam a cidade a serviço dos ricos e poderosos.  E agora? O que fazer os dominadores, agora que a grandeza e o esplendor estão perdidos? Vejamos irmãos nada disso é e nem será duradouro diante daqueles que temem o Senhor Deus do Universo. Tudo tem início e fim, tudo acaba. Buscar as coisas pertencentes às coisas divinas, isto sim, nos dá a certeza de que caminhamos numa meta de FÉ e de ESPERANÇA nas coisas eternas criadas por nosso Soberano e Altíssimo Deus. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s