Ambiguidade humana e a graça de Deus

Gênesis 3 1-17
A-Serpente-no-Eden1 A serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que Javé Deus havia feito. Ela disse para a mulher: “é verdade que Deus disse que vocês não devem comer de nenhuma árvore do jardim?” 2 A mulher respondeu para a serpente: Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim. 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não comerão dele, nem o tocarão, do contrário vocês vão morrer”. 4 Então a serpente disse para a mulher: “De modo nenhum vocês morrerão. 5 Mas Deus sabe que, no dia em que vocês comerem o fruto, os olhos de vocês vão abrir, e vocês se tornarão como deuses, conhecedores do bem e do mal. 6 Então a mulher viu que a árvore tentava o apetite, era uma delícia para os olhos e desejável para adquirir discernimento. Pegou o fruto e o comeu; depois o deu também ao marido que estava com ela, e também ele comeu. Então abriram-se os olhos dos dois, e eles perceberam que estavam nus. Entrelaçaram folhas de figueira e fizeram tangas. 8 Em seguida, eles ouviram Javé Deus passeando no jardim à brisa do dia. Então o homem e a mulher se esconderam da presença de Javé Deus, entre as árvores do jardim. 9 Javé Deus chamou o homem: “Onde está você?”10 O homem respondeu: “Ouvi teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e me escondi”. 11 Javé Deus continuou: “E quem lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu da árvore da qual eu lhe tinha proibido comer?” 12 O homem respondeu: “A mulher que me deste por companheira deu-me o fruto, e eu comi”. 13 Javé Deus disse para a mulher: “O que foi que você fez?” A mulher respondeu: “A serpente me enganou, e eu comi”. 14 Então Javé Deus disse para a serpente: “Por ter feito isso, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todas as feras. Você se arrastará sobre o ventre e comerá pó todos os dias de sua vida. 15 Eu porei inimizade entre você e a mulher, entre a descendência de você e os descendentes dela. Estes vão lhe esmagar a cabeça, e você ferirá o calcanhar deles.” 16 Javé Deus disse então para a mulher: “Vou fazê-la sofrer muito em sua gravidez: entre dores, você dará a luz seus filhos; a paixão vai arrastar você para o marido, e ele a dominará”. 17 Javé Deus disse ao homem: “Já que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto eu lhe tinha proibido comer, maldita seja a terra por sua causa. Enquanto você viver, você dela se alimentará com fadiga.
“O texto procura explicar a origem do mal. O centro dessa questão é a pretensão de ser como Deus, usurpando o lugar do Deus verdadeiro para tornar-se auto-suficiente, isto é, um falso deus. A auto-suficiência é a mãe de todos os males, que são apenas conseqüência dela. Deus é o Senhor absoluto, e seu projeto é vida e liberdade para todos, no clima de fraternidade e partilha. Quando o homem se torna auto-suficiente, se rebela contra o projeto de Deus e faz o seu próprio projeto; liberdade e vida só para si.”
REFLEXÃO:
Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Este texto é muito claro quando se fala da auto-suficiência do homem e da mulher; nada de novo, tudo é como no princípio agora e para sempre. Aí vimos muito bem como o livre arbítrio da criatura vai além da vontade do Criador de todas as coisas. De outro lado percebemos também nesta reflexão que nada na face da terra para os humanos ficará impune. A rebeldia se faz percebido já no princípio, não temos com que ficar assustados por tantas realidades do mal existente. Cada um faz a sua escolha; bem sabemos que tudo terá o seu julgamento pelo Senhor Deus. Só há dois caminhos o do bem e o do mal, somos livres em nossas escolhas: Que Deus nos dê a graça de escolhermos sempre o bem, porém sabemos que de graça recebemos o livre arbítrio. Assim seja! Amem!
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s