O Rompimento da Fraternidade

Gênesis 4,1-16

Cain_and_Abel0081 O homem se uniu a Eva sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim. E disse: “Adquiri um homem com a ajuda de Javé,”. 2 Depois ela também deu à  luz Abel, irmão de Caim.  Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo. 3 Depois de algum tempo, Caim apresentou produtos do solo como oferta a Javé. 4 Abel, por sua vez, ofereceu os primogênitos e a gordura do seu rebanho a Javé. 4 Javé gostou de Abel e de sua oferta, 5 e não gostou de Caim e da oferta dele. Caim ficou então muito enfurecido e andava de cabeça baixa. 6 Javé disse a Caim: “Por que você  está enfurecido  e anda de cabeça baixa? 7 Se você agisse bem, andaria com a cabeça erguida; mas, se você não age bem, o pecado está junto à você, como fera acuada, espreitando você. Por acaso, será que você pode dominá-la?” 8 Entretanto, Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos sair?”. E quando estavam no campo, Caim se lançou contra o seu irmão Abel e o matou. 9 Então Javé perguntou a Caim: “Onde está o seu irmão Abel?” Caim respondeu: “Não sei. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?” 10 Javé respondeu: “O que foi que você fez? Ouço o sangue do seu irmão, clamando da terra para mim. 11 Por isso você é amaldiçoado por essa terra que abriu a boca para receber de suas mãos o sangue do seu irmão. 12 Ainda que você cultive o solo, ele não lhe dará mais o seu produto. Você andará errante e perdido pelo mundo”. 13 Caim disse a Javé: “Minha culpa é grave e me atormenta. 14 Se hoje me expulsas do solo fértil, terei de esconder-me de ti, andando errante  e perdido pelo mundo; o primeiro que me encontrar, me matará.” 15 Javé respondeu: “Quem matar Caim será vingado sete vezes”. E Javé colocou um sinal  sobre Caim, a fim de que ele não fosse morto por quem o encontrasse. 16 Caim saiu da presença de Javé, e habitou na terra de Nod, a leste de Éden.

“O relacionamento entre os irmãos Caim e Abel é o oposto daquilo que Javé espera do relacionamento entre os homens: a fraternidade, em que cada um é protetor do seu próximo. A auto-suficiência introduz a rivalidade e a competição nesse relacionamento: a fraternidade é destruída e, em vez de proteger, o homem fere e mata o seu próximo. A primeira vez que a palavra pecado aparece na Bíblia é num contexto social.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo o Filho do Deus Javé. Quando o ser humano seja ele qual for destrói a fraternidade, ou melhor, poda a vida do irmão, é muito doloroso, triste, é muito sério, sendo que hoje na face da terra qual é a família que não tem um ente-querido que não foi matado? Quantos Caim estão errantes pela terra? Andamos pelas estradas preocupados, assustados, medrosos, saímos e não sabemos se voltaremos. Encontramos esta origem na nossa primeira geração, percebemos que Adão e Eva desobedeceram a Deus, parece-nos uma seqüência de atitudes más; porém, perguntamos, por que eles fizeram o mal também nós devemos fazer igual? Se o meu irmão pecar, também eu devo fazer? Se olharmos veremos que ninguém segue exemplos e testemunhos do bem, quando um irmão faz o bem, logo alguém quer detoná-lo. Por que o BEM não pode existir? É porque ele nos incomoda demais. Que o Senhor Deus nos dê a graça de em tudo seguir o bem em nossas vidas, pois somente o bem vem do Deus Supremo e Criador. Somos convidados a participar do “TIME do AMOR e da CARIDADE”; assim venceremos o mal pelo BEM. Assim Seja Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s