A Pertença ao Povo de Deus

Gênesis 17,1-15
298

1 Quando Abrão completou noventa e nove anos, Javé lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo poderoso. Comporte-se de acordo comigo e seja íntegro. 2 Vou fazer uma aliança entre mim e você, e o multiplicarei sem medida”. 3 Abrão caiu com o rosto por terra. Então Deus lhe falou: 4 “Veja! A aliança que eu faço com você é esta: você será pai de muitas nações. 5 E não se chamará mais Abrão, mas o seu nome será Abraão, pois eu o tornarei pai de muitas nações. 6 Eu o tornarei extremamente fecundo. De você farei surgir nações, e de você nascerão reis. 7 Vou estabelecer para sempre a minha aliança entre mim e você, como aliança eterna. Serei o Deus  de você e o Deus de seus futuros descendentes. 8 Vou dar a você e a seus  futuros descendentes, a terra em que agora vive como imigrante, toda a terra de Canaã, como posse perpetua. E eu serei o Deus de vocês”. 9 E Deus continuou falando a Abraão; “Quanto a você, observa a aliança que faço com você e com seus futuros descendentes. 10 E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem todos os homens. 11 Circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês. 12 Quando completarem oito dias, todos os meninos de cada geração serão circuncidados; também os escravos nascidos em casa ou comprados de estrangeiros, que não sejam da raça de vocês. 13 Circuncidem os escravos nascidos em casa ou comprados. Minha aliança estará marcada na carne de vocês como aliança perpétua. 14 Todo homem não circuncidado, cujo prepúcio não for circuncidado, será afastado do povo de você, por ter violado a minha aliança”. 15 Deus disse a Abraão: “Sua mulher Sarai não se chamará mais Sarai, mas Sara. 16 Eu a abençoarei, e dela darei um filho a você, e eu o abençoarei. Dela nascerão nações e reis de povos”.

A mudança de nome indica um compromisso com Deus para realizar uma missão. A circuncisão é um rito que indica a pertença ao povo com o qual Deus faz aliança.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Se nos parece confuso a leitura; de outro lado observamos que a transformação para o NOVO também é algo que é da criatividade do próprio Deus e do Espírito Santo. Nosso Deus não fica na mesmice, Ele busca com isso a mudança do velho para o novo; vimos que até os nomes de Abrão e Sarai foram mudados, Deus ao fazer uma nova aliança, faz nova todas as coisas, isso nos mostra que também nós podemos buscar a transformação em nossa vida, para viver o que será melhor e de vivência fraterna, honesta, integra, na verdade; o próprio Deus é integro ao seu povo que é fiel a Ele. Se para nós há sempre e em tudo o impossível, para Deus não. Peçamos ao Senhor da gloria, que venha em nosso livramento, principalmente para aqueles que seguem os Mandamentos e as Leis do Senhor Deus. Assim seja! Amém!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

