Deus Liberta o Oprimido

Gênesis 20,1-18

download (2)1 Abraão partiu daí e foi para o Negueb, estabelecendo-se entre Gades e Sur, e vivendo como imigrante em Gerara. 2 Abraão dizia que Sara era sua irmã. Então Abimelec, rei de Gerara, mandou buscar Sara. 3 Mas Deus visitou Abmelec em sonho durante  a noite, e lhe disse: “Você vai morrer, porque essa mulher que você tomou é casada.” 4 Abmelec, que ainda não tinha tido relações com ela, disse: “Meu Senhor, vais matar alguém inocente? 5 Ele próprio me disse que era sua irmã; e ela disse que ele era seu irmão. Fiz isso de boa fé e mãos limpas”. 6 Deus lhe respondeu no sonho: “Sei que você fez isso de boa fé. Fui eu quem impediu você pecar contra mim, não permitindo que a tocasse. 7 Agora, devolva a mulher  a esse homem: ele é profeta e rezará  para que você continue vivo. Se não devolver, fique sabendo que você morrerá com todos os seus”. 8 Abmelec levantou-se bem cedo e chamou todos os servos. Contou-lhes tudo, e os homens ficaram muito assustados. 9  Em seguida, Abmelec  chamou Abraão e lhe disse: “O que é que você fez conosco? Que mal eu lhe fiz para você atrair tão grande  pecado sobre mim e meu reino? Você fez comigo uma coisa que não se deve fazer”. 10 Abmelec acrescentou: “O que você pretendia ao fazer isso? 11 Abraão  respondeu: “Pensei que neste país não respeitavam a Deus e que me matariam por causa minha da  mulher. 12 Além do mais, ela é de fato a minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe, e se tornou minha mulher. 13 Quando Deus me fez andar errante, longe de minha família, eu pedi a ela: “Faça-me este favor: em qualquer lugar em que chegarmos, diga que eu sou seu irmão”. 14 Abimelec pegou ovelhas e bois, servos e servas, e os deu a Abraão, devolvendo também sua mulher Sara. 15 Disse ainda: Minha terra está aberta para você; fique onde quiser”. 16 Depois disse a Sara: “Aqui está mil moedas de prata  para o seu irmão. Isso servirá de reparação diante de todos os seus, e ninguém pensará mal de você”. 17 Abraão intercedeu junto a Deus, e Deus curou Abmelec, sua mulher e seus filhos. 18 Isso  porque Javé tornara estéreis todas as mulheres na casa de Abmelec, por causa de Sara, mulher de Abraão.

“O episódio é uma repetição de 12,10-20. O texto procura também justificar a atitude de Abraão.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos em Jesus Cristo. Vimos nesta leitura um texto bastante polêmico, de outro lado, Deus intervém na história de um profeta e de um homem integro; Deus procura colocar cada coisa em seus devidos lugares. Qual é a atitude mais bela na história? De um lado o grande medo de Abraão em uma cidade estranha, de outro lado Deus em sonho de Abmelec, mostra como ele deverá resolver tal situação; chama as pessoas do seu reino, mostra o que houve, chama Abraão, dá a ele de seus bens, procura deixar bem evidente a situação de Sara, e tudo acabou de uma forma misericordiosa. Todos eles ficaram muito bem. Isto acontece também hoje na vida da humanidade, principalmente quando as pessoas vivem de honestidade, transparência, sinceridade, integridade, caridade, verdade, pois Deus caminha com o seu povo, Ele tudo vê. Que o nosso Deus esteja em tudo presente em nossas vidas. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s