Peso de uma Culpa antiga

Gênesis 32,4-22


7-jacob-sends-gifts-to-esau
4 Jacó enviou na frente mensageiros a seu irmão Esaú, no pais de Seir, no campo de Edom. 5  Deus esta ordem a eles: “Vocês falarão deste modo ao meu senhor Esaú: Assim fala seu servo Jacó: Vivi com Labão e estive com ele até agora. 6 Adquiri bois e jumentos, ovelhas, servos e servas. Envio esta mensagem ao meu senhor para alcançar o seu favor”. 7 Os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: “Fomos até seu irmão Esaú e ele próprio vem vindo ao encontro de você com quatrocentos homens”. 8  Jacó ficou cheio de medo e angústia. Então dividiu em dois grupos os homens que estavam com ele, e também as orelhas e bois, 9 calculando: “Se Esaú atacar um dos acampamentos, o outro poderá se salvar.” 10 Jacó rezou: “Javé, Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaac, tu me ordenaste:  ‘Volte a sua terra e à sua pátria , e eu serei bom com você’”. 11 Eu não mereço os favores nem a bondade com que trataste teu servo. Quando atravessei o Jordão, eu tinha apenas um bastão, agora possuo duas caravanas. 12 Livra-me da mão do meu irmão Esaú, pois tenho medo que ele venha me  e me mate as mães com os filhos. 13 Tu me disseste: “Eu lhe darei bens e tornarei sua descendência tão numerosa como a areia do mar, que não se pode contar.” 14 E Jacó passou a noite nesse lugar. De tudo o que possuía, Jacó separou um presente para o seu irmão Esaú: 15duzentoas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte cordeiros,16 trinta camelas de leite, com crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos. 17 Ele os entregou a seus servos e rebanhos separados, e disse a eles: “Vão na minha frente e deixem espaço entre os rebanhos”. 18 E deus esta ordem ao primeiro: “Quando meu irmão Esaú o encontrar e lhe perguntar: “De quem você é e para onde você vai? De quem é tudo isso que você está levando?” 19 então você responderá: “É do seu servo Jacó. É um presente que ele envia para o meu senhor Esaú, e ele próprio chegará depois de nós”.  20 Jacó deu a mesma ordem ao segundo e ao terceiro e a todos os que acompanhavam os rebanhos: “Quando vocês encontrarem Esaú, digam tudo isso. 21 E acrescentem: “Veja! Seu servo Jacó está vindo atrás”. Pois Jacó pensava: “Vou acalmar meu irmão com os presentes que vão antes de mim. Depois eu me apresentarei a ele. Talvez assim ele me receba bem”. 22 Os presentes foram na frente, e Jacó ficou essa noite no acampamento.

“Jacó sente-se culpado: depois de ser explorado por vinte anos, percebe melhor a trapaça que fizera contra o irmão. Tem medo e toma providências para que Esaú o receba bem.”

REFLEXÃO:

“Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Nas Sagradas Escrituras, nós temos ensinamentos para todas as coisas. Aqui temos dois irmãos que no passado um trapaceou o outro, aquele que foi passado para traz percebeu que é chegado o momento para que eles pudessem depois de vinte anos se encontrarem; como será este encontro? Jacó na sua sabedoria coloca todos os seus servos para lhe ajudar, vai mobilizando tudo em suas tendas. Manda os servos irem à frente para prepararem o caminho; novamente envia servos levando presentes, tudo isso para poder acalmar o irmão para o momento mais esperado por eles. Como será este encontro? Estamos ansiosos para saberemos qual será a reação ou reações naquele momento esperado. A manhã saberemos o que vai acontecer. Da nossa parte, peçamos a Deus que nos dê a graça de podermos acolhermos os irmãos que nos fizeram sofrer ou no passado nos fizeram algo que foi doloroso. Tudo passa só o amor permanecerá. Que o nosso Deus seja louvado, glorificado, amado e adorado. Assim seja! Amém!”

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s