Lição de Fraternidade

Gênesis 33,1-20

esau-perdoa-jaco_1 Erguendo os olhos Jacó viu que Esaú estava chegando com os quatrocentos homens. Dividiu, então, as crianças entre Lia e Raquel e as duas servas: 2 na frente, colocou as servas com seus filhos, mais atrás Lia com seus filhos e, por último, Raquel com José, 3 Então Ele foi na frente de todos e prostrou-se por terra sete vezes antes de chegar até seu irmão. 4 Esaú, porém, correu ao seu encontro, o abraçou e beijou e o apertou junto ao peito. E ambos começaram a chorar. 5 Esaú, erguendo os olhos, viu as mulheres e as crianças. E perguntou: “Quem são esses que estão com você?” Jacó respondeu: “São os filhos com que Deus presenteou o seu servo”. 6 As servas se aproximaram com seus os filhos, e se prostraram. 7 Lia também se aproximou com os filhos e se prostraram. Finalmente, aproximou-se Raquel com José, e se prostraram, 8 Esaú perguntou: “Que significam todos esses rebanhos que eu vinha encontrando pelo caminho?” Jacó respondeu: “É para alcançar  as graças do meu senhor”. 9 Esaú replicou;o “Caro irmão, eu tenho suficiente. Fique com o que é seu”. 10 Jacó insistiu: “De modo algum! Se alcancei o seu favor, aceite estes presentes de minha mão, pois vim à sua presença como se eu fosse à presença de Deus, e você me acolheu bem. 11 Aceite, portanto, o presente que lhe ofereço, pois Deus me favoreceu, e eu tenho tudo o que preciso”. Como Jacó insistisse, Esaú aceitou. 12 Depois, Esaú disse: “Vamos continuar a viagem. Eu irei com você”. 13 Mas Jacó lhe respondeu: “Meu Senhor sabe que as crianças são delicadas e que devo pensar nas ovelhas e vacas de leite. Bastaria um dia de marcha forçada e todo o rebanho morreria. 14 Que meu senhor vá na frente de seu servo; eu irei devagar, ao passo das crianças e do rebanho que vai na minha frente. Alcançarei  o meu senhor em Seir”. 15 Então Esaú disse: “Deixarei com você alguns de meus homens como escolta”. Mas Jacó recusou: “Para que isso se alcancei o favor do meu senhor?” 16 Nesse dia, Esaú voltou para Seir. 17 Jacó, porém, partiu para Sucot, onde construiu uma casa e currais para o rebanho. É por isso que se deu ao lugar o nome de Sucot. 18 Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, na terra de Canaã, quando voltou de Padã-Aram, e acampou diante da cidade. 19 O terreno, onde ergueu sua tenda, ele o comprou dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem moedas de prata. 20 Aí levantou um altar, que denominou “El, o Deus de Israel”.

“O encontro com o irmão é constrangedor para Jacó: consciente da sua própria culpa, ele procura se desvencilhar o quanto antes do irmão, mas recebe uma lição de generosidade, hospitalidade e fraternidade. Na casa de Labão, Jacó precisou usar as mesmas armas do explorador para se libertar, na luta misteriosa com Deus, ele aprendeu o próprio limite e que não se pode manipular a Deus; e no encontro com Esaú, recebe uma lição de fraternidade.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. A leitura deste Texto nos dá e fica bem clara a lição dada pelos dois irmãos. Vimos neste encontro de Jacó com Esaú; Esaú que foi logrado pelo irmão, segue seu caminho, ele que teria tudo para guardar sentimentos do irmão; ao contrário, Jacó, guardava medo, pavor, quando seria o irmão que deveria pensar assim. É uma lição magnífica, para sufocar, o que havia feito, procurou dar ao irmão, de todos os seus bens para que Esaú não se vingasse dele. Esaú acolhe seu irmão Jacó com abraço e beijo, gesto que demonstra uma consciência tranquila, pura, sem vingança, fraterna, amorosa. Hoje, também nós deveríamos receber a todos, com gesto de fraterna acolhida, mesmo quando somos ameaçados, perseguidos, caluniados, pois se nosso coração não tem maldade, não precisamos viver armados contra nossos irmãos. A consciência fala mais alto do que o mal que por acaso praticarmos. Que nosso bom Deus nos dê a graça das virtudes do amor e da fraternidade, para nunca revidar contra aqueles que nos fazem sofrer. Que neste gesto fraterno Deus seja louvado, amado, glorificado e adorado. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s