Javé está com José

Gênesis 39,1-21
1625

1 Quando levaram José para o Egito, o egípicio Putifar, ministro e chefe da guarda do Faraó, o comprou dos ismaelitas, que o tinham levado para lá. 2 Javé estava com José e lhe deu sorte, de modo que o deixaram na cada de seu amo egípicio.  3 Vendo  que  Javé estava com José e que fazia prosperar tudo o que ele empreendia, 4 seu amo  teve grande afeição por ele e o colocou a seu serviço pessoal: fez dele seu administrador confiando-lhe tudo o que possuía. 5 Desde que José foi colocado como administrador da casa e de tudo o que  pertencia a Putifar, Javé abençoou a casa do egípicio em consideração a José: a benção de Javé atingiu tudo o que o egípicio possuía, em casa e no campo. 6 Putifar entregou tudo nas mãos de José, sem preocupar-se com outra coisa, a não ser com o pão que comia. José era belo de porte e tinha um rosto bonito. 7 Passando algum tempo, a mulher do amo ficou de olhos caídos em José e lhe propôs: “Durma Comigo”. 8 José recusou, e respondeu à mulher de seu amo: “Veja! Meu amo não se ocupa com nada da casa e entregou em minhas mãos tudo o que possui. 9 Nesta casa ele não é mais poderoso do que eu: ele não reservou nada para si, a não ser você, que é mulher dele. Como posso  cometer semelhante  crime, pecando conta Deus?”. 10 Ela insistia todos os dias, mas José não consentiu em dormir ao seu lado, nem se entregou a ela. 11 Certo dia, José foi para casa fazer seu serviço, e nenhum dos domésticos estava em casa. 12 A mulher o agarrou pela roupa, convidando: “Durma comigo”. José, porém, deixou as roupas na mão dela, saiu e fugiu. 13 Vendo que José deixara as roupas em suas mãos e fugira 14 a mulher chamou os domésticos e lhes disse: Vejam! Meu marido trouxe um hebreu para abusar de nós. Ele se aproximou para dormir comigo, mas eu dei um grito. 15 Vendo que eu erguia a voz e gritava, ele deixou a roupa comigo e fugiu.

“Jose vai descendo aos limites do sub-humano: De pessoa livre, torna-se escravo, e de escravo torna-se prisioneiro. Contudo, de forma misteriosa e incompreensível para o homem, salienta-se quatro vezes que Javé estava com José. Sem saber, qualquer pessoa pode estar sendo instrumento de Deus e, através dela, Deus espalha suas bênçãos para  todos os que a cercam.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Acredito que de todas as histórias que vimos até aqui a mais bela é a de José, o jovem que foi vendido pelos próprios irmãos. Da parte de Deus, deixa que tudo vai acontecendo  lentamente pois a sua hora vai chegar; quando Deus caminha com José  rumo  ao Egito. Mais uma vez vejamos como tudo acontece pela inveja, pelo ciúme e pelo ódio; a ponto de uma conclusão maléfica, primeiro o jogaram no poço; segundo, venderam aos ismaelitas; jamais os irmãos poderiam saber qual seria o final daquela crueldade; quando Deus conduz a nossa história, tudo por mais que haja sofrimento, vai sair maravilhosamente.  Vimos também, que o jovem era integro ao Deus que ele adorava. Peçamos também nós a graça desta fidelidade ao nosso Deus, que sejamos também nós íntegros em obediência aos Mandamentos da Santa Lei de Deus, então veremos que seremos conduzidos e guiados pelo Deus da Paz e da Misericórdia. Irmãos e irmãs amados, que nosso Deus possa ser louvado, agradecido, amado e adorado em nossos dias, em nossas famílias, em nosso trabalho. Assim Seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s