Um Teste de Fraternidade

Gênesis 42 1-18

brothers-bowing-to-joseph-frame-left-flipped-1 Jacó soube que havia mantimento no Egito, e disse a seus filhos: “Vocês o que estão esperando? 2 Eu soube que no Egito há mantimentos para vender. Vão até lá e comprem mantimentos para nós, a fim de continuarmos vivos e não morrermos”. 3 Dez dos irmãos  de José  desceram, então, ao Egito para comprar trigo. 4 Jacó não deixou Benjamim, irmão de José, fosse com seus irmãos, pois temia que lhe acontecesse alguma desgraça. 5 Os filhos de Israel foram com outros forasteiros comprar mantimentos, pois havia fome em Canaã. 6 José tinha autoridade no país e era ele quem vendia os mantimentos para todo mundo. Os irmãos de José chegaram e se prostraram diante dele com o rosto por terra. 7 Ao ver seus irmãos José logo os reconheceu, mas não se de deu a conhecer, e lhes falou duramente: “De onde vocês vêm?” Eles responderam: “Da terra de Canaã, para comprar provisões”. 8 José reconheceu os irmãos, mas eles não o reconheceram. 9 José se lembrou, então, dos sonhos que tivera a respeito deles, e lhes disse: “Vocês são espiões. Vocês vieram para observar os pontos fracos do país”. 10 Eles protestaram: “Não, meu senhor! Seus servos vieram para comprar provisões. 11 Somos todos filhos do mesmo pai, e somos sinceros; seus servos não são espiões”. 12 José, porém, insistiu: “Não vocês vieram para observar os pontos fracos do país”. 13 Eles responderam: “Éramos doze irmãos, filhos de um mesmo pai, na terra de Canaã: o mais novo agora está com o nosso pai e o outro desapareceu”. 14 José reafirmou: “É como eu disse: vocês são espiões! 15 Vou colocá-los a prova: pela vida do Faraó, vocês não sairão daqui se primeiro não me trouxerem o seu irmão mais novo. 16 Mandem um de vocês buscar seu irmão, enquanto os outros ficarão presos. Assim vocês provarão que sua palavras são verdadeiras. Caso contrário, pela vida do Faraó, vocês comprovarão que são espiões”. 17 E durante três dias José os manteve presos. 18 Três dias depois, José disse a eles: “Eu temo a Deus; por isso, vocês farão o seguinte para salvar a vida.”

“Os sonhos de José se concretizam: seus irmãos se prostram diante dele. José os trata com severidade para verificar o arrependimento deles, e os submete a uma série de provas. O que ele quer saber é se os irmãos se modificaram, e se são capazes de agir com verdadeira fraternidade.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. É um grande testemunho de vida para nós a atitude de José; mesmo se tornando o vice-rei do Faraó, ele quer fazer o melhor para os seus irmãos; porém, os coloca em uma grande prova, a ponto de deixá-los presos por três dias. No fundo do seu coração ele já tinha o melhor para realizar em prol da sua família. Também nós quando somos perseguidos, caluniados, na frente escutamos uma coisa, e por detrás, falam outra; o mais divino é quando fazemos e agimos com o coração. Se nós conhecemos e amamos alguém, venha falar dela o que quiser, o nosso conhecimento deverá falar mais alto do que a língua ferina. Se amarmos alguém verdadeiramente, nada, nem a língua, nem a fofoca, nem a maldade, nem a calunia deverá nos colocar contra ela. Isto já aconteceu com você? Se não fique atenta; não deixe denegrir o amor que você talvez demorasse em conquistá-lo. Que Deus nos dê a graça da perseverança no bem; no amor, na fraternidade, na integridade e na honestidade. Não deixemos perder o que nos custou em conquistá-lo. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s