Ser irmão é responsabilizar-se pelo outro

Gênesis 43,1-17

joseph_brothers.98184211_std1-A fome apertava no país. 2 Quando se acabaram as provisões que haviam trazido do Egito, Jacó disse aos filhos: “Voltem lá para comparar mantimentos”.3 Judá replicou: “Aquele homem nos declarou severamente: ‘Não se apresentem diante de mim sem me trazer o seu irmão’. 4 Se o senhor deixar nosso irmão ir conosco, então desceremos e compraremos mantimentos para o senhor. 5 Mas se o senhor não deixar, não desceremos pois aquele homem nos disse: ‘Não se apresentem diante de mim sem me trazer o seu irmão’”. 6 Israel lhes disse: “Por que vocês me deram esse desgosto, contando para aquele  homem que vocês têm outro irmão?” 7 Eles responderam: “Aquele homem perguntou sobre nós e nossa família: ‘O pai de vocês ainda vive? Vocês têm outro irmão?’ E nós respondemos as perguntas dele. Como poderíamos imaginar que ele fosse exigir que levássemos nosso irmão?” 8 Então Judá disse a  seu pai Israel: “Deixe o menino ir comigo, porque indo poderemos salvar a nossa vida; do contrário, morreremos todos: nós, o senhor e os nossos filhos. 9 Eu fico responsável  por ele, e o senhor pedirá contas dele para mim: se eu não o trouxer de volta e não o puser diante do senhor, serei culpado diante do senhor,  durante toda a minha vida. 10 Se não tivéssemos demorado tanto, já estaríamos de volta pela segunda vez”. 11 Então seu pai Jacó lhes disse: “Se é necessário, então façam assim. Coloquem em suas bagagens os melhores produtos do país e levem como presente para aquele homem: um pouco de balsamo, um pouco de mel, especiarias, resina, terebinto e amêndoas. 12 Levem com vocês o dobro do dinheiro para devolver o que foi posto nas sacas, pois talvez tenha sido um descuido. 13 Tomem o irmão de vocês e voltem a visitar aquele homem. 14 Que o Todo-poseroso faça aquele homem ter compaixão de vocês, solte o irmão de vocês e não prenda Benjamim. Quanto a mim, se eu tiver que ficar sem meus filhos, paciência!” 15 Então eles tomaram consigo os presentes, dinheiro e m dobro e Benjamim, desceram ao Egito e se apresentaram a José. 16 Quando José viu seus irmãos com Benjamim, disse ao mordomo: “Levem esses homens para a minha casa, faça abater um animal e prepare-o, porque esses homens vão almoçar comigo”. 17 O mordomo fez o que José mandou, e os levou para a casa de José.

O teste de fraternidade a que José submete os irmãos começa a surtir efeito: Judá se responsabiliza por Benjamim”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos, a história de José é tão linda, que deverá surgir verdadeiros efeitos de fraternidade e de amor. Hoje o irmão de Benjamim, o Judá, vai responsabilizar-se pelo irmão mais novo. Não deveria ficar somente na beleza do texto e na responsabilidade de Judá; mas nos levar no dia de hoje a tomar atitudes de caridade de amor e fraternidade. Como Serva da Divina Misericórdia, e em nome das Servas, eu quero pedir perdão, a todas as jovens e senhoras que um dia em sua vida sonhou pela vida religiosa, mas por falta de testemunho, de amor, de caridade, e de fraternidade, passou por tamanha decepção e ainda vivem decepcionadas, e guardam ressentimentos que são difíceis de esquecer. Por isso eu vos peço “me Perdoem” por cada uma daquelas que lhes causaram magoas. Agora como Judá que se responsabiliza por seu irmão Benjamim, se responsabilize pelas futuras jovens as quais você vier, a saber, que querem ser “RELIGIOSA” se responsabilize por ela como Judá o fez. Que o nosso bom Deus lhes dê a graça e se necessário for o milagre do perdoar; pois todos nós somos humanos, com direito sim de errar. Saibam que: “Errar é humano, permanecer na queda é ignorância e que Levantar é Divino”. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

