Deus age através das situações

Gênesis 45,1-14

images (7)1 Nesse momento, José não pode mais se conter na presença de sua corte, e ordenou: “Saiam todos!” E não havia mais ninguém, quando José se deu a conhecer a seus irmãos: 2 começou a chorar tão alto que todos os egípcios ouviram, e a notícia chegou até à casa do Faraó. 3 José disse aos irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo”? Seus irmãos espantados ficaram sem resposta. 4 Então José disse aos irmãos: “Cheguem mais perto de mim!” Eles se aproximaram. José continuou: “Eu sou José, o irmão de vocês, aquele que vocês venderam para o Egito. 5 Mas agora, não fiquem tristes nem se aflijam porque me venderam para este país, pois foi para lhes preservar a vida que Deus me enviou na frente de vocês. 6 De fato há dois anos que a fome se instalou no país e ainda haverá cinco anos sem semeadura e sem colheita. 7 Deus me enviou na frente de vocês, para que possam sobreviver neste país, salvando a vida para uma libertação maravilhosa. 8 Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá. Foi Deus. Ele me tornou ministro do Faraó, administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 9 Subam depressa à casa do meu pai e digam a ele: ‘Assim fala o seu filho José: Deus me tornou senhor de todo o Egito. Deça sem demora para junto de mim; 10 o senhor habitará na terra de Gessen e ficará comigo: o senhor, seus filhos, netos, ovelhas, bois e tudo o que lhe pertence. 11 Aí eu o sustentarei, a fim de que não falte mais nada ao senhor, à sua família e a tudo o que possui, pois a fome ainda vai durar cinco anos. 12 Vocês estão vendo com os próprios olhos, e Benjamim também está vendo, que sou eu quem lhes fala pessoalmente. 13 Contem a meu pai todo o poder que tenho no Egito e tudo o que vocês viram, e tragam logo o meu pai para cá”. 14 Então José abraçou seu irmão Benjamim e chorou. Benjamim também chorou abraçado a ele.

“Até agora o tratamento entre José e os irmãos era de um senhor para com os servos. Ao ver que os irmãos se transformaram, José se declara: “Eu sou José, irmão de vocês”. E o clima se torna fraterno. As palavras de José mostram o ponto de vista da fé sobre os acontecimentos: Deus age através dos homens e das situações para realizar seu projeto ode vida.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Deus escreve certo por linhas tortuosas. Após uma grande prova, José vai observando se verdadeiramente ele poderia se manifestar aos irmãos que o havia vendido para o Egito. Aceitando que tudo o que com ele aconteceu não era a maldade dos irmãos e sim Deus estava realizando a sua vontade. Era necessário que tudo isso se realizasse para se cumprir a vontade de Deus. José foi mesmo de maneira forte ele foi preparando os irmãos para poder dizer-lhes “Sou José”. Foram muitas lágrimas principalmente para José e Benjamim. Agora tudo vai acabar o seu velho pai virá com tudo que lhe pertence e irão morar pertinho dos cuidados de José.  O amor fraterno é muito difícil acontecer entre as criaturas, cada vez pior. O que poderá nos ajudar aqui é a fé em Jesus Cristo, principalmente quando não são irmãos dos mesmos pais; aí se torna difícil. Peçamos a Deus a graça de tratar com amor e carinho até mesmo aqueles que nos fazem sofrer e fazem o mal; que as nossas mãos não faça nada de mal para os irmãos que sofrem, os pobres os doentes, se não podemos ser balsamo, também não lhes aumentamos as dores. O bem que aqui fizermos receberemos na mesma medida. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

