Meu pai e meus irmãos chegaram

Gênesis 47,1-12

Deus-chamava-Jacó-e-sua-família-ao-Egito1 José foi levar ao Faraó a noticia: “Meu pai e meus irmãos chegaram da terra de Canaã com suas ovelhas, vacas e tudo o que possuem, e estão na terra de Gessen”. 2  José escolheu  cinco de seus irmãos e os apresentou ao Faraó. 3 Este lhes perguntou: “Qual é a profissão de vocês?” Eles responderam: “Seus servos são pastores de ovelhas, tanto nós  quanto nossos pais”. 4 E acrescentaram: “Viemos morar neste país, porque  não há mais pastagem para os rebanhos de seus servos: a fome  está  assolando a terra de Canaã. Permita que seus servos  fiquem na terra de Gessen.” 5 Então o Faraó disse a José: “Que eles morem na terra de Gessen. Se você conhece alguns deles que são capazes, coloque-os como administradores de meus próprios rebanhos”. Quando Jacó e seus filhos chegaram ao Egito, o Faraó, rei do Egito, ficou sabendo, e disse a José: “Seu pai e seus irmãos vieram encontrá-lo. 6 A terra do Egito está a disposição de vocês: instale seu pai e seus irmãos na melhor região.” 7 Então José fez vir seu pai Jacó, o apresentou ao Faraó, e Jacó  saudou o Faraó. 8 O Faraó perguntou a Jacó: “quantos anos vocês tem?” 9 Jacó respondeu ao Faraó: “Cento e trinta são os anos de minhas andanças pela terra. Os anos de minha vida foram poucos e infelizes, e não chegam aos anos que meus pais viveram em suas andanças.” 10 Então Jacó saudou o Faraó e despediu-se dele. 11 A seguir José instalou seu pai e seus irmãos e lhes deu propriedades no Egito, na melhor região do país, que é a de Ramsés, conforme Faraó lhe havia mandado. 12 E José providenciou pão para seu pai, para seus irmãos e para toda a família de seu pai, segundo o número de seus filhos.

Em seu final, o livro do Gênesis começa a preparar o acontecimento do êxodo. De fato, em Bersabéia, Deus anuncia a Jacó: “Eu descerei com você ao Egito e o farei voltar de lá”. A região de Gessen fica no nordeste do Egito, e daí sairá futuramente o grupo que formará o núcleo central do povo da Aliança.”

 REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, a nossa reflexão de hoje nos mostra, que a bondade, o amor de José, mesmo tendo por passar por momentos difíceis, chegou até mesmo a transformar o coração do Faraó, que fala para José preparar a melhor região, a melhor terra, os melhores alimentos; isto porque o Faraó percebeu a integridade de José, agora toda a sua família está sendo bem acolhida. No nosso dia a dia, precisamos buscar uma vida de integridade, uma vida de amor misericordioso, de honestidade, assim todos com os quais nos encontrarmos, podem até mesmo demorar, mas todo o bem que fizermos aos irmãos seja qual for a sua necessidade, é e será na mesma medida que nós e nossos familiares receberemos. Mesmo que demore, mas veremos que Deus fará realizar maravilhas. Que Deus nos dê a graça da perseverança no bem para com todos mesmo se agora não formos correspondidos, pois a graça quando vem de Deus ela pode demorar, porém, será duradoura. Sejamos fieis e íntegros e a vitória será certa. “PAZ E MISERICÓRDIA!”

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s