Política agrária de José

Gênesis 47,13-20

images (8)13 Em todo o país faltava pão, pois a fome assolava e esgotava a terra do Egito e de Canaã. 14 José acumulou todo o dinheiro que havia na terra do Egito e na terra de Canaã, em troca dos mantimentos que eles compravam, e entregou todo o dinheiro ao palácio do Faraó. 15 Quando se acabou o dinheiro da terra do Egito e da terra de Canaã, todos os egípcios foram a José, pedindo: “Dê-nos pão ou morreremos aqui mesmo, porque se acabou o nosso dinheiro”. 16 Então José falou: “Se o dinheiro de vocês acabou, tragam rebanhos, e eu lhes darei pão em troca de seus rebanhos”.  17 Eles então levaram seus rebanhos a José, e este lhes deu pão em troca de cavalos, ovelhas, bois e jumentos. E nesse ano José sustentou-os com pão em troca de seus rebanhos. 18 Passado esse ano, eles voltaram a José no ano seguinte dizendo: “Não podemos esconder isso ao senhor: nosso dinheiro, o rebanho e os animais já pertencem ao senhor. Só nos resta oferecer ao senhor nossos corpos e nossos campos. 19 Por que iríamos perecer em sua presença, nós e nosso terreno? Compre, portanto, a nós e nosso terreno em troca de pão, e nós e nosso terrenos seremos servos do Faraó. Dê-nos sementes a fim de continuarmos vivos e não morrermos, e que nosso terreno não fique deserto”. 20 Então José comprou para o Faraó todos os terrenos do Egito, pois os egípcios, forçados pela fome, venderam seus terrenos. Desse modo, todo o país tornou-se propriedade do Faraó. 21 Quanto aos homens o Faraó os tornou escravos de uma extremidade à outra do território do Egito. 22 Somente as terras dos Sacerdotes não foram compradas, pois os sacerdotes recebiam uma renda do Faraó e viviam dessa renda que o Faraó lhes dava. Por isso, não precisaram vender suas terras. 23 José eu comprei vocês e seus terrenos para o Faraó. Aqui estão as sementes para semear nos terrenos. 24 Quando chegar a colheita, vocês deverão dar a quinta parte para o Faraó; as outras quatro partes servirão para semear e a para alimentar vocês, suas famílias e seus filhos. 25 Eles responderam: “O senhor salvou nossa vida! Alcançamos o seu favor e nos tornaremos escravos do Faraó”. 26 José fez disso uma lei, que ainda hoje vale para todos os terrenos do Egito: a quinta parte da produção pertence ao Faraó. Somente as terras dos sacerdotes não se tornaram propriedade do Faraó.

A narrativa da política agrária de José foi escrita na corte de Salomão, e tinha dupla finalidade: educar os funcionários da corte e justificar a política do rei. Salomão adotou o sistema político-econômico do Egito, instituindo os trabalhos forçados e o imposto em dinheiro e gêneros. O autor procura justificar o sistema adotado por Salomão, mostrando que o sistema foi criado por um hebreu.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; se estamos acompanhando bem a história de José, quem diria que aquele jovem chegaria aonde chegou? De um lado o Putifar acreditou em seu potencial e caminhava silenciosamente com o jovem José e agora o apresentou ao Faraó. O trabalho adotado por José no Egito foi também adotado na época do Rei Salomão. Quando alguém em sua bondade age de maneira a favorecer e a ajudar as pessoas que sofrem, que passam fome, que estão doentes, veremos que todo o bem que ela fez ficará indelével na história. Somos hoje, convidados a buscar fazer o bem mesmo quando não conhecemos a pessoa; não devemos fazer discriminações a ninguém; pois da nossa parte vemos o semblante abatido de quem sofre, mas Deus vê e perscruta o coração. Que Deus nos dê a graça da bondade e da misericórdia, não só para aqueles que nos são simpáticos, mas a todos. Que Deus nos abençoe. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s