São os filhos que Deus me deu

Gênesis 48,8-21
jesus_y_su_misterio-jacob_y_sus_hijos

_8 Israel viu os dois filhos de José, e perguntou: “Quem são estes?” 9 José respondeu: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Jacó disse: “Traga-os aqui perto para que eu os abençoe”. 10 Israel estava com a vista fraca pela velhice e quase não enxergava. José fez os filhos aproximarem, e Israel os beijou e abraçou. 11 E Israel disse a José. “Eu não esperava mais vê-lo, mas Deus me permitiu ver você e seus descendentes”. 12 Então José tirou os filhos do colo do pai e se prostrou com o rosto por terra. 13 José pegou os filhos, Efraim à direita e Manassés à esquerda, aproximou-se de Israel, para que Manassés ficasse à direita e Efraim a esquerda de Israel. 14 Israel, porém, cruzou os braços, e estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o mais velho. 15 E os abençoou, dizendo: “Que o Deus, diante do qual caminharam meus pais Abraão e Isaac, que o Deus que foi meu pastor desde o meu nascimento até hoje, 16 que o Anjo que me salvou de todo o mal abençoe estas crianças. Que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaac. Que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra”. 17 José viu que seu pai tinha posto a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, retirou-a da cabeça de Efraim e a colocou sobre a cabeça de Manassés, 18 explicando: “Não é assim, pai! O primogênito é este; coloque a mão direita sobre a cabeça dele”. 19 Mas o pai recusou, dizendo: “Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e crescerá, mas seu filho mais novo será maior do que ele, e sua descendência se tornará uma multidão de nações”. 20 Nesse dia, Jacó os abençoou desta maneira: “Israel se servira de vocês para abençoar, dizendo: ‘Deus torne você como Efraim e Manassés’”. E Jacó pôs Efraim antes de Manassés. 21 Em seguida, Israel disse a José: “Estou para morrer, mas Deus estará como vocês e os levará de novo para a terra de seus pais. 22 A você e não aos seus irmãos eu darei Siquém, que eu tomei dos amorreus com minha espada e arco”.

“O texto é uma combinação de tradições para explicar várias coisas, projetando-as no passado para apresentá-las como disposições de Jacó: por que Manassés e Efraim, filhos de José, se tornaram antepassados de duas tribos? Por que essas tribos prosperaram? Por que a tribo de Efraim superou a tribo de Manassés?

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, a virtude da fidelidade é muito importante na vida do ser humano; quem é fiel a Deus, aos pais, aos irmãos, amigos, a chefia seja qual for o seu chefe, verá que prosperará. É muito difícil; porém, o que não é difícil. Encontramos em nossas caminhadas pessoas que trabalham muito bem, tem dons maravilhosos, tem uma disposição encantadora, em fim é mesmo dotada de dons. Podemos conseguir tudo o que sonhamos nesta vida, mas o processo da paciência deve existir. Há pessoas que com muita sutileza chegou onde desejava; como? Silenciando, falando muito pouco dos seus objetivos, dos seus sonhos, ao contrário deste, o falador tudo o que ele empreende vai pelo ar. Que Nosso Deus Misericordioso, venha em nossa fortaleza, dando-nos a graça da fidelidade àquele que é o autor da nossa vida. Com as mais copiosas bênçãos do céu a todos aqueles que adentrarem neste blog. Assim seja! Amém!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s