O Livro do Êxodo-Luta entre a morte e a vida

Êxodo 1, 8-22

o-sofrimento-dos-hebreus-no-egitoA opressão paralisa o povo_ 8  Subiu ao trono do Egito um novo rei que não tinha conhecido José. 9 Ele disse ao seu povo: “Vejam! O povo dos filhos de Israel está se tornando mais numeroso e poderoso do que nós. 10 Vamos vencê-los com astúcia, para impedir que eles se multipliquem; do contrário, em caso de guerra, eles se aliarão com o inimigo, nos atacarão e depois  sairão do pais. “11Então  impuseram sobre  Israel capatazes, que os exploravam em trabalhos forçados. E assim construíram para o Faraó as cidades-armazéns de Pitom e Ramsés. 12 Contudo, quanto mais oprimiam o povo, o mais ele crescia e se multiplicava. Os filhos de Israel começaram a se tornar um pesadelo para os egípcios. 13 Por isso, os egípcios impuseram sobre eles trabalhos duros, 14 e lhes amargaram a vida com dura escravidão: preparação de argila, fabricação de tijolos, vários trabalhos nos campos; enfim, com dureza os obrigaram a todos esses trabalhos.

“Com a morte de José e seus irmãos, termina a história de uma família e começa uma história de um povo, conforme a promessa de (GN 46,3) Com medo de que o povo explorado tome consciência da própria situação e se revolte, o poder político lança mão de trabalhos forçados e de pressão psicológica; assim o povo não tem condições e meios de se organizar e se libertar.”

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Cristo. A história do ser humano foi sempre dessa forma; vem uma pessoa compreensiva, bondosa, temente ao Bom Deus, faz um bom trabalho, trata o seu povo com dignidade; porém basta sair este que tem virtudes, mesmo que deixou algo maravilhoso a respeito das pessoas, este saiu tudo volta às raízes demoníacas, a revolta, o trabalho forçado e escravo, a opressão, a dureza de vida transformando tudo em pesadelo. A alegria de tudo isso é que Deus caminha com seu povo. Enquanto o povo for fiel ao Deus de Abraão, Isaac e Jacó a descendência de José se manterá firme. Isto acontece com todos os povos, pessoas, basta que viva na integridade, na fidelidade, na perseverança, na fé ao Deus das Misericórdias, tudo correrá para o bem maior deste povo. Meus irmãos e irmãs vamos pedir ao Bom Deus estas virtudes necessárias para que também nós; aconteça o que acontecer sermos fieis no amor, mesmo em meio ao sofrimento, a dor e a perseguição. Nós não aceitamos que há perseguição, que possam existir pessoas com este dom, queremos testemunhos de perseguidores?  Conheço pessoas que não tem tréguas, vivem sem espaço, sem terra, sem trabalho, sem condições alguma para viver com dignidade; que Deus venha em nosso livramento desta situação. Rezemos a fim de que sejamos livres destes elementos. Que todos sejam abençoados pelo Deus da paz. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s