Objetivo da libertação – O nome de Deus

Êxodo 3, 7-15

moises-e-a-sarca-ardente7 Javé disse: “Eu vi muito bem a miséria do meu povo  que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. 8 Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios  e para fazê-lo subir  dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeaus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. 9 O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. 10 Por isso vá eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel”._11 Então Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?” 12 Deus respondeu: “Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha”. 13 Moisés replicou a Deus: “Quando eu me dirigir aos filhos de Israel, eu direi: ‘O Deus dos antepassados de vocês me enviou até vocês’; e se eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ O que é que eu vou responder?” 14 Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E continuou: “Você falará assim aos filhos de Israel: ‘Eu Sou me enviou até vocês’”. 15 Deus disse ainda a Moisés: “Você falará assim aos filhos de Israel: ‘Javé, o Deus dos antepassados de vocês, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, foi quem me enviou até vocês’. Esse é o meu nome para sempre, e assim eu serei lembrado de geração em geração”.

Respondendo ao clamor do povo, Deus se alia à causa dele e mostra o objetivo da libertação: o objetivo último e utópico é uma condição de posse total da vida (terra onde corre leite e mel); ao mesmo tempo, é um objetivo próximo e concreto: a posse da terra de Canaã (terra dos cananeus). A libertação, portanto, é um movimento histórico bem determinado. E a ação de Deus se realiza sempre através da mediação humana (no caso Moisés). Moisés se sente incapaz e sem autoridade para ser mediador da libertação para um povo com quem jamais conviveu. Deus lhe assegura que estará com ele e que a libertação vai se realizar: o povo chegará ao Sinai. Em seguida, Deus se apresenta como aquele que está presente; ele é o mesmo Deus dos antepassados: aquele Deus que prometeu formar um povo, agora vai cumprir a promessa. Ele quer ser invocado sempre com este nome. Deus manifesta a sua identidade dentro de um processo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, como é maravilhoso perceber como o nosso Deus foi e é fiel ao seu povo; em toda a caminhada do seu povo ele esteve ali sempre presente. Muitas vezes a falta de fé é que nos deixa na incredulidade e vamos procurando outras coisas para preencher esta falta de Deus que nós mesmos causamos. Se olharmos para a história do povo de Deus no passado, vimos que até na geração de José do Egito ali estava a presença salvadora do Pai, depois de José, vem um Faraó que nem conheceu  este governador do Faraó da época; a escravidão de sofrimentos incríveis; agora chega o tempo de Moises, e Deus fala pessoalmente com ele e ele acredita em tudo que Deus lhe transmitiu. Mais uma vez aquele povo sofredor e escravo terão a misericórdia de Deus. Também em nossos dias a Misericórdia de Deus é transbordante, desde que também nós somos fiéis, íntegros, seguidores dos Mandamentos da Lei de Deus. Cumpramos com obediência a Vontade salvadora de Deus e faremos parte deste povo, o qual Ele estará caminhando conosco. Somos hoje convidados a fazer esta experiência da presença viva de Deus em nossas vidas, e veremos o amor libertador se manifestar. E que o Deus de nossos antepassados, Abraão, Isaac e Jacó esteja sempre em passos lado a lado ao nosso. Que todos sejam abençoados na medida da sua fidelidade. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s