Moises poderá demitificar a ideologia do Opressor

Êxodo 4, 1-9

cajado-de-moises-se-transforma-em-cobra_1 Moisés replicou: “E se eles não acreditarem em mim, nem fizerem caso, dizendo: ‘Javé não apareceu a você’?” 2 Javé perguntou: “O que você tem aí na mão?” Moisés respondeu: “Uma vara.” 3 Então Javé lhe disse: “Jogue-a no chão”. Moisés jogou a vara no chão e ela se transformou em cobra. Moisés, assustado, saiu correndo. 4  Javé lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Ele estendeu a mão, pegou-a pela cauda e ela se transformou em vara. 5 Então Javé disse: “Isso é para acreditarem que Javé o Deus dos antepassados deles, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu a você”. 6 Javé disse-lhe ainda, “coloque a mão no peito”. Moisés colocou a mão no peito; ao retirá-la, a mão estava leprosa, branca como neve. 7 Javé lhe disse : “Coloque de novo a mão no peito”. Moisés colocou de novo a mão no peito e, ao retirá-la, estava normal como o resto do corpo. 8 Javé disse: “Se eles não acreditarem e não fizerem caso de você no primeiro sinal, acreditarão em você no segundo.” 9 Se não acreditarem nem fizerem caso de você em nenhum dos dois sinais, pegue água do rio Nilo e derrame-a na terra seca: a água que você pegar se transformará em sangue sobre a terra seca”.

“Moisés acha que o povo não vai acreditar nem fazer caso. Ele sabe que os sacerdotes e magos conseguem impressionar o povo, para mantê-lo ideologicamente sob controle. Tendo adquirido poderes semelhantes aos dos sacerdotes e magos egípcios, Moises poderá conscientizar o povo, desmascarando a ideologia do sistema egípcio e fazendo o povo acreditar que a libertação é possível e vai se realizar”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, assim como Moisés, também hoje como é difícil acreditar nas pessoas, é realmente como fala as Sagradas Escrituras; o homem vê as aparências, Deus vê o coração. É muito chato quando acreditamos em alguém que depois nos decepciona com atitudes incoerentes, que não condiz com a primeira, começa a traição, a mentira, podemos dizer começa a mostrar o lado da moeda que não conhecíamos.  Ao contrário é fantástico quando conhecemos pessoas fidedignas, integras, sinceras, transparentes e verdadeiras. Ainda como disse a Palavra: “Quem encontrou um AMIGO encontrou um tesouro, guarde-o com muito carinho”. E é muito difícil encontrá-los. Entremos em sintonia com o nosso Deus, Ele que conhece todas as coisas nos dê pelo menos o amor e a caridade para aceitar aquelas que ainda não tem a graça da fidelidade. Tudo passará nesta vida, só a caridade para com os necessitados permanecerá, então não nos decepcionemos por qualquer coisa. Que o Deus do Amor vos abençoe. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s