Uma negociação fraudulenta

Êxodo 7,  25-29 e 8,1-11

Exodo0725 Sete dias depois de ter tocado o Nilo, 26 Javé disse a Moisés: “Apresente-se ao Faraó e diga a ele: ‘Assim diz Javé: Deixe meu povo partir para que me sirva. 27 Se você não o deixar partir, eu infestarei todo o território de você com rãs: 28 o Nilo ferverá de rãs, que subirão, entrarão em seu palácio, nas casas e quartos e até em sua cama; o mesmo acontecerá na casa de seus ministros e de seu povo, nos fornos e amassadeiras. 29 As rãs virão por cima de você, de seus ministros e de todo o seu povo’”. 8, 1 Javé disse a Moisés: “Diga a Aarão: ‘Estenda a mão com a vara sobre os rios, canais e lagoas, e faça subir rãs sobre todo o território egípcio’”. 2 Aarão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e fez subir rãs que infestaram todo o território egípcio. 3 Os magos do Egito, porém, usaram suas ciências ocultas e fizeram o mesmo: fizeram subir rãs por todo o território egípcio. 4 O Faraó mandou chamar Moisés e Aarão, e lhes disse: “Rezem a Javé, para que afaste as rãs de mim e do meu povo. Então eu deixarei o povo partir para que ofereça sacrifícios a Javé”. 5 Moisés disse ao Faraó: “Diga-me, por favor, quando é que eu devo rezar por você, por seus ministros e por seu povo, a fim de livrar das rãs você, e suas casas, de modo que as rãs fiquem somente no Nilo”. O Faraó respondeu: “Amanhã”. Moisés disse: “Será conforme está pedindo, para que você saiba que não há ninguém como Javé nosso Deus. 7 As rãs se afastarão de você, de sua casa, dos seus ministros e do seu povo. Ficarão somente no rio”. 8 Moisés e Aarão saíram do palácio do Faraó. E Moisés suplicou a Javé por causa das rãs que ele havia mandado contra o Faraó. 9 Javé cumpriu o que Moisés lhe pedia: morreram as rãs que estavam nas casas, pátios e campos: 10 foram ajuntadas em montes imensos, e a terra ficou poluída. 11 Mas o Faraó viu que havia trégua, e seu coração ficou endurecido e não lhes deu ouvidos exatamente como Javé tinha predito.

“A segunda praga já atinge a casa do Faraó. Os magos realizam o mesmo prodígio, mas são incapazes de conter os efeitos da praga, porque os Hebreus estão aliados a Javé, o Senhor da libertação e da vida. Começam as negociações entre o Faraó e Moisés. O pedido do Faraó, porém, é apenas uma tática para normalizar a situação, e não disposição para atender às reivindicações.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Jesus cristo. Prestemos atenção na reflexão de hoje. Deus advertiu o Faraó sobre o que faria se ele não lhe desse ouvido; o faraó por sua vez se sentindo um deus, menospreza a advertência de Deus, e se espanta quando vê a ameaça se cumprir, amados irmãos DEUS É FIEL SEMPRE, Ele falou que ia fazer e fez as rãs surgirem. Quando o Faraó percebe que a situação esta fora do seu controle ele procura um meio de retomar o controle da situação tentando enganar Moisés, só que o que ele não esperava é que ele não enganou a ninguém além dele mesmo; pois Moisés já tinha sido advertido por Deus de que o coração do Faraó permaneceria duro, e assim aconteceu. Quantas vezes irmãos encontramos com pessoas como este Faraó que prometem, mas não cumprem apenas para controlar uma situação e procuram enganar os irmãos. Mas procuremos estar em sintonia com Deus, pois mesmo que alguém tente nos enganar o Nosso Deus que tudo vê e tudo sabe no momento oportuno virá manifestando a verdade em nossas vidas. Que o Nosso Deus seja Glorificado em todos aqueles que buscam viver da verdade. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s