Construir uma nova sociedade

Êxodo 12, 15-28

135-073_15 Durante sete dias, vocês comerão pães sem fermento. No primeiro dia, vocês tirarão o fermento de dentro de casa, e será excluída de Israel qualquer pessoa que comer algo fermentado, desde o primeiro dia até o sétimo. 16 No primeiro dia vocês farão assembléia sagrada. E, no sétimo dia, outra assembléia sagrada. Nesses dias ninguém trabalhará, e vocês prepararão apenas o que cada um deve comer. 17 Vocês observarão a festa dos Pães sem fermento, porque nesse mesmo dia eu fiz os exércitos de vocês sair do Egito. Vocês observarão esse dia como rito permanente, de geração em geração. 18 No dia catorze do primeiro mês a tarde, vocês comerão pães sem fermento, até a tarde do dia vinte e um desse mês. 19 Durante sete dias não se achará fermento na casa de vocês, pois todo aquele que comer pão fermentado será eliminando da comunidade de Israel, tanto o imigrante como o natural do país. 20 Vocês não comerão pão fermentado; comerão pães sem fermento em todo lugar em que morarem. _Conservar a memória da libertação _ 21 Moisés convocou todos os anciãos de Israel e lhe disse: “Escolham por família um animal e imolem a Páscoa. 22 Peguem alguns ramos de hissopo, molhem no sangue que estiver na bacia marquem a travessa da porta e seus batentes. Ninguém de vocês saia de casa antes de amanhecer o dia seguinte, 23 porque Javé passará para ferir os egípcios. E quando notar o sangue a travessa da porta e sobre os dois batentes, ele passará adiante dessa porta e não deixará que o exterminador entre em suas casas para ferir vocês. 24 Observem esse preceito, como decreto perpétuo, para vocês e para seus filhos. 25 Quando vocês tiverem entrado na terra que Javé lhes dará, conforme ele disse vocês observarão esse rito. 26 Quando seus filhos perguntarem: Que rito é esse? 27 Vocês responderão: É o sacrifício da Páscoa de Javé. Ele passou no Egito junto às casas dos filhos de Israel, ferindo os egípcios e protegendo nossas casas. Então o povo se ajoelhou e se prostrou. 28 Os filhos de Israel foram e fizeram tudo isso, e o fizeram como Javé tinha ordenado a Moisés e Aarão.

“A festa dos Pães sem fermento era primitivamente celebrada por agricultores na ocasião da colheita: a finalidade era não misturar o produto da colheita anterior com o produto da nova, Essa mistura podia acontecer se fosse usado o fermento, que era conservado com parte da massa feita da colheita anterior. A sociedade que nasceu da liberdade não deve conter elemento nenhum da sociedade estruturada sobre a opressão. O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. A celebração da Páscoa educa, isto é, transmite uma consciência, para que a nova geração não fique alienada, reproduzindo uma sociedade estruturada na desigualdade e opressão.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Irmãos ainda há quem fala que a Bíblia não precisa ser colocada em prática, estes pontos em que o próprio Deus colocou no passado para a vivência do seu povo, como uma norma de vida e disciplina. Imaginemos, se assim o Senhor Deus ordenasse a Moisés e Aarão e o povo não fizessem; o que poderia ter acontecido com eles?  A resposta é certeira e está neste texto que acabamos de ler. Como fica a vida das pessoas que não levam em consideração a Palavra de Deus como Regra de vida: como os “Mandamentos?” De outro lado, já vimos com muita nitidez o que aconteceu com aquele povo que foi íntegro à “Palavra de Deus”. “Ou serei audaciosa  em dizer que esta Palavra de Vida eterna é para ser vivida? “O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações.” Hoje falamos da Páscoa de Jesus Cristo, como falar o contrario? Que Deus o Pai de Jesus Cristo nos dê a graça da compreensão e da fidelidade em toda a Palavra que saiu de Sua boca, desde os primeiros profetas até os profetas atuais, pois sabemos quem são eles. Que todos sejamos por ele abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s