A vigília da libertação

Êxodo 12,37-42

images (15) (1)_ 37 Os filhos de Israel partiram de Ramsés, em direção de Sucot: eram seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38 Subiu também com eles imensa multidão com ovelhas, gado e muitos animais. 39 Assaram pães sem fermento com a farinha que haviam levado do Egito, pois a massa não estava levedada: é que, expulsos do Egito, não  puderam parar, nem preparar provisões para o caminho. 40 A estada dos filhos de Israel no Egito durou quatrocentos e trinta anos. 41 No mesmo dia em que terminaram os quatrocentos e trinta anos, os exércitos de Javé saíram do Egito. 42 Essa noite foi uma vigília para Javé, quando ele os tirou do Egito. E assim deve ser para todos os filhos de Israel: uma vigília para Javé, em todas as gerações.

Uma vez realizado o processo de libertação, muitos aproveitam as vantagens superficiais e aderem ao grupo que liderou o movimento; essa “imensa multidão”, mais tarde, criará problemas. A noite da libertação transforma-se em vigília a ser celebrada para sempre. É preciso manter-se desperto, para jamais esquecer que Javé é o Deus que liberta; esquecer isso é tornar-se escravo novamente, cultuando os ídolos que produzem escravidão e morte, O Ritual do Sábado Santo mantém viva essa memória.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, foi dado para aquele povo uma Vigília; pois Deus caminhando com eles, lhes dava orientações, rituais, vigílias, Mandamentos em fim tudo era prescrito para o povo, pelo próprio Deus. Tudo em preparação para o grande dia da libertação, profetizado que a duração do tempo de escravidão seria de quatrocentos e trinta anos; o tempo de Deus não corresponde com o tempo dos homens. Foi uma grande multidão que esperava pelo dia da libertação, aqueles que confiavam nas promessas de Deus foram fiéis na caminhada rumo o grande dia da libertação. Ali se percebem que aquela noite foi como uma vigília que seria celebrada de geração em geração; eles não deveriam esquecer esta noite, do contrário iria tornar-se escravo novamente. Peçamos ao nosso Deus, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos dê a graça da perseverança e da fé em tudo o que se diz das maravilhas realizadas pelo nosso grande Deus. Que todos nós sejamos abençoados por Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s