Ritual e Compromisso

Êxodo 12, 43-50

cg_pascoa09_110_230_43 Javé disse a Moisés e Aarão: Assim será o ritual da Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela. 44 Os escravos que você tiver comprado por dinheiro, poderão comer dela se forem circuncidados. 45 Quem estiver de passagem e os mercenários não comerão dela. 46 Cada cordeiro deverá ser  comido dentro de uma casa; e nenhum pedaço de carne deverá ser levado para fora; e dele não se deverá quebrar nenhum osso.47 Toda a comunidade de Israel celebrará a Páscoa. 48 Se algum imigrante que mora com você quiser celebrar a Páscoa de Javé, todos os homens de sua casa deverão ser circuncidados; então ele poderá celebrá-la e será como um nativo do país. Por isso, nenhum incircunciso poderá comer dela. 49 A mesma lei vale tanto para o nativo como para o imigrante que mora no meio de vocês. 50 Todos os filhos de Israel fizeram o que Javé tinha ordenado a Moisés e Aarão. 51 Nesse dia Javé tirou do Egito os filhos de Israel, segundo seus exércitos.

Só pode participar da Páscoa quem está comprometido com o processo da libertação. Com o correr do tempo, a circuncisão se tornou o sinal desse compromisso.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, hoje somos convictos de tudo o que Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi realizando no decorrer de todo aquele tempo que foi de quatrocentos e trinta anos. Ser comprometido com o Pai é permanecer na fidelidade, e viver segundo o seu compromisso em relação à libertação de um povo; promessa realizada por Deus ao seu povo. Quantos esperaram pelo dia da promessa e não alcançaram, pois o tempo foi revelado pelo Pai aos nossos pais. Ao se realizar tudo o que foi dito e revelado por Deus, ficou marcado pela Páscoa, também prescrita e um ritual dito pelo próprio Deus a Moisés. Isto é encantador e maravilhoso, Deus deu com nitidez e muita clareza tudo aquilo que Ele queria que fosse realizado; sendo que todos os que participaram do processo da libertação, conforme Deus ia orientando, viu o dia da PÁSCOA. A passagem da escravidão para uma vida livre, de liberdade de filhos de Deus. Que todos nós nesse dia possamos ser abençoados pelo Deus da PAZ e da LIBERTAÇÃO. Assim Seja!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s