Javé, o Deus da vida

Êxodo 13, 11-16

_11 Quando Javé tiver introduzido você na terra dos cananeus e a tiver dado, como jurou a você e a seus antepassados, 12 você reservará para Javé todos os primogênitos do útero materno; e a Javé pertencerá todo primogênito de sexo masculino, também dos animais que você possuir. 13 O primogênito da jumenta, porém, você o resgatará, trocando por um cordeiro. Se você não o resgatar, deverá quebrar-lhe a nuca. Os primogênitos humanos, porém, você os resgatará sempre: Que significa isso?  Você lhe responderá: com mão forte Javé nos tirou do Egito, da casa da servidão. 15 O Faraó se obstinou e não queria deixar-nos partir; por isso Javé matou todo o primogênito do homem e dos animais. É por isso que eu sacrifico a Javé todo primogênito macho dos animais e resgato todo primogênito de meus filhos. 16 Isso servirá como sinal no braço e faixa na fronte, porque Javé nos tirou do Egito com mão forte.

“Em Israel, não era permitido sacrificar seres humanos, porque Javé é o Deus da vida, e não da morte, Por isso, era costume consagrar o primogênito e depois resgatá-lo, sacrificando em lugar dele um animal.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, como vimos Deus resgatou o seu povo da terra da escravidão, enquanto o Faraó se obstinou e não queria por nada deixá-lo partir, por isso Javé matou todo o primogênito macho dos animais, resgatando os primogênitos de seus filhos. Tudo servirá de sinal no braço e na fronte, porque Javé nosso Deus os tirou do Egito com mão forte. Para os israelenses, não era permitido sacrificar seres humanos, pois o nosso Deus é o Deus da vida e não da morte. Para eles era costume consagrar o primogênito e depois resgatá-lo, sacrificando em lugar dele um animal. Isto por que: consagrá-lo era reconhecer que Deus é o Senhor da vida e o responsável pela continuidade do seu povo. Peçamos ao nosso Deus a graça de permanecermos fieis aos mandamentos e lei das quais o próprio Deus prescreveu e deu através de Moisés. Que todos nós sejamos abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s