Hino ao Deus Libertador

Êxodo 15,1-21

moises_1 Nessa ocasião, Moisés e os filhos de Israel entoaram este canto a Javé: “Vou cantar a Javé, pois sua vitória é sublime: ele atirou no mar carros e cavalos. 2 Javé é minha força e meu canto, ele foi a minha salvação. Ele é o meu Deus: eu o louvarei; é o Deus de meu pai: eu o exaltarei. 3 Javé é guerreiro, seu nome é Javé. 4  Ele atirou no mar os carros e a tropa do Faraó, afogou no mar Vermelho a elite das tropas: 5 as ondas os cobriram, e eles afundaram como pedras. 6 Tua direita, Javé, é terrível em poder, tua direita, Javé aniquila  o inimigo  7 com  sublime grandeza abates teus adversários, desencadeias tua ira, e ela os devora como palha. 8  Ao sopro das tuas narinas as águas se amontoam, e as ondas se levantam como represa; as vagas se congelam no meio do mar. 9 O inimigo dizia:  ‘Vou persegui-los e alcançá-los, vou repartir os despojos e me saciar com eles; vou tirar minha espada, e minha mão os agarrará’. 10 Teu vento soprou, e o mar os cobriu: caíram como chumbo nas águas profundas. 11 Qual Deus é como tu Javé? Quem é santo como tu, ó Magnífico, terrível em proezas, autor de maravilhas? 12 Estendestes  a direita, e a terra os engoliu. 13 Guiastes com amor o povo que redimiste, e o levaste com poder para tua morada santa. 14 Os povos ouviram e tremeram, e o terror se espalhou entre os governantes filisteus, 15 e os chefes de Edom ficaram com medo. O temor dominou os nobres de Moab; os governantes de Canaã cambaleiam todos. 16 Sobre todos eles cai o tremor e o temor.  A grandeza de teu braço os deixou petrificados, até que teu povo atravesse, ó Javé, até que passe este povo que compraste. 17 Tu o conduzes e o plantas sobre o monte da tua herança, no lugar em que fizeste teu trono, ó Javé, no santuário que tuas mãos prepararam. 18 Javé reina sempre e eternamente”. 19 Quando a cavalaria do Faraó entrou no mar com seus carros e cavaleiros, Javé fez voltar sobre eles às águas do mar, enquanto os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar. 20 A profetisa Maria, irmã de Aarão, pegou um tamborim, e todas as mulheres a seguiram com tamborins, formando coros de dança. 21 Maria entoava: “Cantem a Javé, pois sua vitória é sublime: ele atirou no mar carros e cavalos”.

“Trata-se de um hino a Javé guerreiro, celebrando sua vitória sobre as forças que ameaçam o seu povo. Provavelmente a partir do canto de Maria, um dos textos mais antigos do Antigo Testamento celebra as vitórias sobre as tropas do Faraó. A partir daí, o Deus libertador se torna a base da fé. Aparece a etapa do deserto, cantam a vitória sobre os reis de Canaã, mostrando que o povo soube atualizar continuamente o fato da libertação. Frente a realeza que oprime, o hino proclama a realeza de Javé, que compara e redime seu povo para a liberdade”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, Vimos claramente que aquele povo era tão fiel a Deus, que a partir da libertação eles se encarregam de elevar um HINO de louvor e agradecimento ao Deus Libertador. Um hino ao Deus Guerreiro, ao Deus da Vitória, ao Deus fiel ao seu povo; a partir de então para este povo o Deus libertador se torna a base da FÉ. Que tenhamos a graça de viver a fidelidade daquele povo a Deus. Agora celebram a vitória; frente à realeza que oprime, o hino proclama a realeza de Javé, que compara e redime seu povo para a liberdade. Que também hoje, possamos pedir a este mesmo Deus a graça de podermos celebrar a vitória, principalmente em meio às ondas turbulentas da vida, e como aquele povo perceber a mão protetora de Deus cuidando de cada um conforme as necessidades, mas que saibamos sempre cantar um hino de glória louvor e vitória ao Deus das Misericórdias e da Paz. Com a alegria de sermos pessoas libertadas pelo Senhor, possamos viver a alegria da vitória sobre nós. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s