Amanhã é Sábado, um descanso completo e reservado a Javé

Êxodo 16, 17-35

manc3a1-para-o-povo-de-moisc3a9s17 Os filhos de Israel assim fizeram: uns recolheram mais, outros menos. 18 Quando mediram as quantias, não sobrava para que  havia recolhido mais, nem faltava para quem havia recolhido menos. Cada um tinha recolhido o que podia comer. 19 Moisés então lhes disse: “Ninguém guarde para a manhã seguinte”. 20 Mas eles não deram ouvidos a Moisés, e alguns o guardaram para o dia seguinte. Porém criou verme e apodreceu. Por isso, Moisés ficou indignado contra eles. 21 A cada manhã eles colhiam o quanto cada um podia comer, porque o calor do sol o derretia. 22 No sexto dia recolhiam o dobro; nove litros para cada um. E todos os chefes da comunidade informaram a Moisés. 23 E Moisés falou: “É exatamente isso que Javé ordenou: amanhã é sábado, um descanso completo reservado a Javé.” Cozinhem o que quiserem cozinhar e fervam o que quiserem ferver; separem o que sobrar e reservem para o dia seguinte. 24 Eles fizeram a reserva até o dia seguinte, conforme Moisés tinha ordenado, E dessa vez não apodreceu nem criou vermes. 25 Então Moisés disse: “Comam hoje, porquê hoje é um sábado de Javé. Hoje vocês não encontrarão alimento no campo. 26 Recolham durante seis dias, pois no sétimo, que é sábado, não o encontrarão. 27 No sétimo dia, alguns do povo saíram para o recolher, mas não encontraram nada. 28  Javé disse a Moisés:  Até quando vocês se negarão a observar meus mandamentos e leis? 29 É Javé quem lhes dá o sábado, e é por isso que ele, no sexto dia, lhes dará pão para dois dias. Cada um fique onde está. Ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. 30 E no sétimo dia o povo descansou. 31 A casa de Israel deu-lhe o nome de MANÁ: era branco como a semente de coentro, e seu sabor era como bolo de mel. 32 Moisés disse: “Esta é a ordem de Javé; conservem quatro litros e meio para que as gerações futuras possam ver o pão com que eu os alimentei no deserto, quando os tirei do Egito”. 33 Moisés disse a Aarão: “Pegue uma vasilha, coloque nela quatro  litros e meio de maná, e coloque-a diante de Javé, a fim de o conservar para as gerações futuras”. 34 Conforme Javé havia ordenado a Moisés, Aarão o colocou diante do Testemunho, para que fosse conservado. 35 Os filhos de Israel comeram maná durante quarenta anos, até chegarem à terra habitada. Comeram maná até chegarem à fronteira de Canaã.

O Sábado marca a passagem de uma vida escrava para uma vida livre: todos têm direito ao descanso, e o dia de Javé é o dia em que o homem se refaz dentro do projeto da liberdade e da vida. Na véspera do sábado, todos podem recolher quantidade dupla de maná, pois o povo tem direito de comer também no dia do descanso”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, bem vimos à misericórdia de Deus para com seu povo, uma delicadeza inédita; embora a ingratidão do ser humano seja tão grande quando se trata de Deus, e muito mais a sua ingratidão para com os irmãos de caminhada. Mesmo sabendo que o próprio Deus era quem instruía em tudo Moisés e Aarão, o povo se achava arrogante e murmurador. Com tudo Deus permanecia conduzindo-os com muito amor e paciência. Vimos também que durante os quarenta anos que passaram no deserto o alimento do seu povo era o MANÁ, até que chegassem à terra de Canaã. Também hoje, o povo tem uma cabeça dura, pois cada qual quer caminhar do seu jeito, a seu prazer, a seu gosto. Que o nosso bom Deus possa nos dar as graças necessária para sermos fieis aos seus Mandamentos de Amor e a suas Leis Divinas. Sejamos todos abençoados- PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s