O Deus libertador é o Deus verdadeiro

Êxodo 18,1-12

jetro11

_ 1 Jetro, sacerdote de Madiã e sogro de Moisés, ficou sabendo de tudo o que Javé havia feito com Moisés e com seu próprio povo Israel: como Javé havia retirado Israel do Egito. 2 Quando Moisés mandou sua mulher Séfora de volta, Jetro, sogro de Moisés, recebeu-a junto com os dois filhos. Um deles se chamava Gérson, porque Moisés dissera: “Sou imigrante em terra estrangeira”. 4 O outro se chamava Eliezer, porque: “o Deus de meu pai é minha ajuda  e me libertou da espada do Faraó”. 5 Acompanhado da mulher e filhos de Moisés, Jetro foi encontrar -se com ele no deserto onde estava acampado, junto à montanha de Deus. 6 Informaram a Moisés: “Sua mulher e seus dois filhos estão aí juntamente com seu sogro Jetro”. 7 Moisés saiu para receber o sogro, inclinou-se diante dele e o abraçou. Os dois se cumprimentaram e entraram na tenda. 8 Moisés contou ao sogro tudo o que Javé tinha feito ao Faraó e aos egípcios, por causa dos israelitas. Contou também as dificuldades que tinha enfrentado pelo caminho e das quais Javé os havia libertado. 9 Jetro ficou alegre por todos os benefícios que Javé tinha feito a Israel, libertando-o do poder egípcio. 10 E disse: “Seja bendito Javé, que libertou vocês do poder dos egípcios e do Faraó. Ele arrancou este povo do poder do Egito. 11 Agora eu sei que Javé é o maior de todos os deuses, pois quando eles tratavam vocês com arrogância, Javé libertou o povo do domínio egípcio. 12 Depois, Jetro, sogro de Moisés, ofereceu a Deus um holocausto e sacrifícios. Aarão e todos os anciãos de Israel foram e fizeram a refeição com ele na presença de Deus.

“A volta da mulher e dos filhos de Moisés mostra que a fase mais difícil já passou. As palavras de Jetro são uma grande confissão de fé: doravante, o único Deus verdadeiro é aquele que liberta o povo. Por outro lado, essa confissão de fé indica o rumo da história: o projeto histórico legitimo é aquele que processa a libertação para mais vida; todos os outros projetos são alienantes e geram a morte”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; as palavras do profeta são de grande experiência de Deus, veja bem: “O único Deus verdadeiro é aquele que liberta o povo”. Todos os outros projetos que são alienantes e que geram morte não vêm do DEUS VERDADEIRO. Como falou o Jetro sogro de Moisés: “Agora eu sei que Javé é o maior de todos os deuses, pois quando eles tratavam vocês com arrogância, Javé libertou o seu povo do domínio egípcio”. Irmãos acredito eu que para nós não precisava tantas provas de que Deus acompanha o seu povo, de que Deus fala com o seu povo, de tanta dureza do coração dos homens. Que nós sejamos fiéis em nossa caminhada rumo às maravilhas realizadas para conosco. Que Deus seja louvado hoje e sempre na vida de todos aqueles que caminham com o Senhor Deus em suas leis e normas, que gera uma vida de libertação e de vida plena. E que possamos permanecer no grande projeto de Deus para nós. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s