TENTATIVA DE ORGANIZAÇÃO

Êxodo 18,13-27

Moises-e-Jetro_ 13 No dia seguinte, Moisés sentou-se para resolver os assuntos do povo. Ora, o povo procurava por ele desde o amanhecer até a noite. 14 O sogro de Moisés viu tudo o que este fazia pelo povo, e lhe disse: “O que é que você está fazendo com o povo? Por que está sentado sozinho, enquanto todo o povo o procura de manhã até a noite?” 15 Moisés respondeu ao sogro: O povo me procura para que eu consulte a Deus. 16 Quando eles têm alguma questão para resolver, me procuram para que eu a resolva e para que eu explique os estatutos e as leis de Deus. 17 O sogro ode Moisés replicou: “Mas o que você está fazendo não está certo. 18 Você está matando, tanto a si mesmo como ao povo que o acompanha. É uma tarefa muito pesada, e você não pode fazê-la sozinho. 19 Aceite meu conselho, para que Deus esteja com você: represente o povo diante de Deus e apresente junto de Deus as causas dele. 20  Ensine a eles os estatutos e as leis; faça que eles conheçam o caminho a seguir e as ações que devem praticar. 21 Escolha entre o povo homens capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno: estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. 22 Eles administrarão regularmente a justiça para o povo; os assuntos graves eles trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Desse modo, vocês repartirão a tarefa, e você poderá realizar a sua parte. 23 Se você fizer assim e Deus lhe der as instruções, você poderá suportar a tarefa, e o povo voltará para casa em paz. 24 Moisés aceitou o conselho do sogro e fez o que ele havia dito. 25 Escolheu em Israel homens capazes e os colocou como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. 26 Eles administravam regularmente a justiça para o povo: os assuntos complicados, eles passavam para Moisés; e os simples, eles próprios resolviam. 27 Depois, Moisés despediu-se do sogro, e este voltou para sua terra.

“Jetro sugere a Moisés uma descentralização do poder. A seguir, encontramos um corpo de leis, que forma uma verdadeira constituição. O que se projeta é uma relação social fundada na liberdade, na vida e na dignidade, e não um estado político, pois o único estado que o livro do Êxodo menciona é o Egito, terra de exploração e opressão. A constituição de Israel prevê uma sociedade igualitária, onde a única autoridade é o Deus que liberta a para vida.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Percebemos irmãos e irmãs, que Moisés além de ser obediente a Deus, ele também levou muito a sério o que Jetro seu sogro lhe aconselhou. Então Moisés nos negócios do projeto de Deus para com o seu povo, já não está só; as maravilhas acontecerão agora, já existem os administradores dos grupos que irão ajudar para que a parte que Moisés é instruído por Deus, ele poderá estar transmitindo diretamente aos seus administradores, o que é grave eles levam até Moisés, o que é simples eles mesmos resolvem. O povo agora tem a sua constituição que prevê uma sociedade igualitária, onde a única autoridade é o Deus que liberta para a vida de filhos do Deus altíssimo. Que também nós em nosso tempo possamos seguir com fidelidade e fé as Leis e Mandamentos que o Senhor Deus nos deixou. Que tenhamos a graça e as bênçãos necessárias para seguir com fidelidade o projeto de amor de Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s