Um Povo Em Aliança Com Deus

Êxodo 19,1-8

images (40)O compromisso da aliança – 1 Três meses depois de sair do Egito, os filhos de Israel chegaram ao deserto do Sinai: 2 partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai e acamparam no deserto, diante da montanha. 3 Então Moisés subiu a montanha de Deus, e Javé o chamou, dizendo: “Diga a casa de Jacó e anuncie aos filhos de Israel o seguinte: 4 ‘Vocês viram o que eu fiz aos egípcios e como carreguei vocês sobre asas de águia e os trouxe para mim. 5 Portanto, se me obedecerem e observarem a minha aliança, vocês serão minha propriedade especial entre todos os povos, porque a terra toda pertence a mim. 6 Vocês  serão para mim um  reino de sacerdotes e uma nação santa’. É o que você deverá dizer aos filhos de Israel.” 7 Moisés voltou, convocou os anciãos do povo e expôs a eles tudo o que Javé lhe havia mandado. 8 Então todo o povo respondeu: “Faremos tudo o que Javé mandou”. E Moisés transmitiu a Javé a resposta do povo.

“O processo de libertação chega ao seu ponto culminante: Deus propõe ao povo livre uma aliança, e o povo aceita livremente. Desse modo, Israel torna-se propriedade especial de Deus. A única autoridade sobre o povo é o próprio Deus; a única função das autoridades humanas será de servir à realeza de Deus, fazendo o povo viver de acordo com a justiça e o direito. Por outro lado, Israel inteiro torna-se um povo de sacerdotes, porque não há mediadores entre ele e Deus; todo o povo, por sua vez, torna-se o mediador, que manifesta a presença e a vontade de Deus entre todos os povos.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; agora que já se realizou completamente a libertação do povo de Deus, Ele faz a ALIANÇA e o povo aceita tranquilamente. Então veremos neste caso que o povo israelita se tornará propriedade especial de Deus. Eu creio que Deus agora está alegre com o seu povo, depois de tanta cabeça dura, o povo aceita livremente os ensinamentos que Deus vai instruindo através de Moisés; a ponto que Israel inteiro torna-se um povo de sacerdotes, não havendo mais mediadores entre Deus e o povo, que maravilha agora todo o povo se torna mediador entre ele e Deus. Quando este povo respondeu a Moisés: “Faremos tudo o que Javé mandou”. Manifestando a presença e a vontade de Deus entre todos os povos de Israel. Eu quisera irmãos e irmãs que também nós pudéssemos manifestar a presença e a vontade de Deus entre as pessoas com as quais estamos próximos no dia-a-dia de nossas caminhadas. Peçamos as graças próprias para sermos fieis adoradores do Senhor Deus em nossos dias. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s